28 de abril de 2024 06:48

Entre Rios e Crucilândia homenageiam “Santa” Manoelina dos Coqueiros; 3ª peregrinação acontece neste domingo (12)

Acontece no próximo domingo (12), a 3ª peregrinação  à casa de “Santa” Manoelina dos Coqueiros, em Entre Rios de Minas. Os fiéis podem caminhar ou ir de bike por trilha sinalizada, ou ainda de ônibus até o Retiro Velho – “um lugar sagrado” distante 12 km do centro da cidade, pela MG 270   sentido Desterro de Entre Rios –   onde será celebrada missa campal, às 11 horas, pelo pároco pe. Ildeu da Cruz Silva. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e do grupo de voluntários do Projeto de Resgate Histórico de “Santa” Manoelina dos Coqueiros. A inscrição gratuita para participação deve ser feita no Espaço Descubra Entre Rios. Já a aquisição da  camisa é opcional e seu valor R$40,00 (quarenta reais) será revertido para a APADEQ “VALE DA LUZ” – Associação de Parentes e Amigos de Dependentes Químicos de Entre Rios de Minas e Região.

A Lei Municipal 1.946/2022 instituiu o 14 de março como Dia Comemorativo (não é feriado) em homenagem à Manoelina Maria de Jesus, popularmente conhecida como a “Santa dos Coqueiros”. Vale lembrar que em 16 de março de 2019, foi inaugurada uma estátua, no Retiro Velho, em homenagem à taumaturga, Da mão direita da estátua deve jorrar água pura proveniente da mesma fonte de onde, nos idos de 1930, Manoelina, então com 19 anos, apanhava água e benzia   milhares de romeiros   que vinham de toda parte do país e até do exterior, em busca de cura para os males físicos   e “da alma”. Muitos saíam curados do encontro com ela. Atualmente, tramita na Igreja Católica processo para sua beatificação.

A cidade mineira de Crucilândia, para onde Manoelina se mudou nos idos de 1931 e está sepultada (faleceu em 14 de março de 1960, aos 49 anos, de causa natural), também irá homenagear a “Virgem” Manoelina, como é conhecida lá, onde é feriado municipal o dia 14. A Paróquia Santa Cruz e São Geraldo divulgou que às 9 horas, haverá procissão saindo da praça da igreja matriz até o cemitério, com momento de oração; e,  às 18 horas, outra procissão desta vez saindo do cemitério para a matriz, onde será celebrada missa às 19 horas. Pede-se para cada fiel levar sua água para ser abençoada.

Locais de venda: Banca da praça, Med Rios e Toinho Despachante

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade