30 de abril de 2024 09:49

Pais tomam Câmara e prefeito diz que até segunda-feira transporte para pessoas com deficiência terá solução; vereadores fazem retratação

Pais tomaram o plenário da Câmara na noite de ontem (9) com faixas e com bocas tampadas por fita em protesto sobre falas preconceituosas emitidas por vereadores na sessão de terça-feira (7). Entre elas estava: “fazer careta para cego”. O protesto silencioso foi uma maneira de cobrar uma reparação. O Vereador João Paulo Pé Quente (União Brasil) fez um mea culpa. “Em momento algum quis ofender as mães e eu também tenho um irmão com deficiência em casa. Eu sei o que todos vocês passam. Usei uma frase que é da linguagem popular e reconheço que ela é carregada de preconceito. Peço desculpas a todos”, assinalou. “Eu faço parte da luta de vocês e estou do lado de vocês em suas demandas. A situação tem de ser resolvida de um jeito ou outro”, completou. O Presidente da Câmara, o Vereador Vado Silva (DC) também concordou que o ditado soa como viés discriminatório. “Foi mal colocado. Eu usei de sátira, mas sei que errei, mas nada com má intenção”.

Transporte

Pela segunda vez na semana, o movimento dos pais reivindica a regularização do transporte para cerca de 80 crianças, interrompido deste terça-feira, como também a contratação dos Monitores Especiais de Educação (MEI’s). “Temos que exigir uma solução para estes pais. Isso é uma obrigação do prefeito”, pontou Pedro Américo. A sessão de ontem foi concorrida com as presenças do Senador Carlos Viana (Podemos) e de seu filho, o Deputado Federal Samuel Viana, que vieram hipotecar apoio as demandas de Lafaiete no Congresso Nacional.

Os dois políticos conversaram diretamente com o grupo de mães, ouvindo suas demandas e o drama por que elas passam em Lafaiete. Durantes os discursos, as mães levantam e mostraram os cartazes com frases de cobranças direcionadas ao Prefeito Mário Marcus (União Brasil) que também esteve presente. “Acredito que o prefeito vá atender a todas as vocês já que é legitima a reivindicação”, provocou Carlos Viana.

Prontamente e na frente do público, o gestor informou que até segunda-feira apresentará uma solução para o transporte para as pessoas com deficiências. “A gente acredita só vendo. Todos os anos é a mesma situação e somos obrigados a brigar por nossos direitos. Vamos aguardar a solução definitiva mas com certa desconfiança”, disse um mãe e nossa reportagem após a sessão da Câmara.

Ao final da sessão, o Vereador João Paulo pediu que constasse em ata a promessa do prefeito em solucionar o transporte público até na segunda-feira (13).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade