28 de abril de 2024 00:21

Comitiva de Lafaiete e Ministro discutem que aeródromo das Bandeirinhas assuma estrutura do Aeroporto Carlos Prates

Uma comitiva de Lafaiete esteve ontem a tarde (21), em Brasília, no Gabinete do Ministro de Portos e Aeroportos), Márcio França, agenda intermediada pelo Deputado Federal, Samuel Viana (PL). Na pauta das discussões a transferência da estrutura do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, que deve ser fechado definitivamente em breve, para o aeródromo das Bandeirinhas, em Lafaiete, transformando este equipamento em perfil regional para atender diversas demandas do setor, inclusive ponto de referência para o combate a incêndios para diversas regiões limítrofes.

E quais seriam os benefícios que a volta do aeroporto regional trariam para os municípios do Alto Paraopeba, Campo das Vertentes e demais? Perto do local já existe hangar da UFMG impossibilitado de uso, que pode vir a ser um centro de pesquisas do Curso de Engenharia e Ciências Aeronáuticas, o que tornaria a região um polo industrial e tecnológico de Drones, vocação identificada pelo HubSocial, além de fomentar cursos de formação de pilotos e escolas de aviação.

Outra função da nova função do aeroporto regional seria estimular o turismo ligados a “Rota do Ouro”, constante no Mapa Nacional de Turismo (Ouro Preto, Ouro Branco, Tiradentes e outros destinos regionais). Em outra vertente econômica, o aeródromo poderia atender ao setor empresarial, inclusive sendo a região importante para a economia mineira por ser um polo minerário com várias empresas do setor.
Há menos de uma semana, o deputado, acompanhado de seu pai, o Senador Carlos Viana (Podemos) estiveram em Lafaiete quando anunciaram o valor de R$1,6 millhões para obras de cercamento, construção do saguão e sinalização e o projeto da obra já está autorizado pela ANAC e sem seguida recursos para a reforma da pista, desinterditando o aeroporto abrindo horizontes para atração de negócios e impulso ao desenvolvimento econômico.

Estiveram na audiência em Brasília, o Secretário Municipal de Planejamento, Daniel Coelho, e o técnico responsável pelo projeto, Frederico, representando a Prefeitura de Lafaiete, e  Kennedy Neiva, representando o setor econômico. Veja o vídeo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade