27 de abril de 2024 07:23

Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, berço da mineiridade, inicia período letivo de 2023

Alvenaria, Carpintaria, Forjaria, Cantaria e Pintura, estes saberes tão tradicionais na história das Minas Gerais ganharam novos aprendizes em mais um ano letivo da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, que iniciou as atividades deste ano na última semana.

Em funcionamento desde 2019, a instituição busca preservar o patrimônio material e imaterial oferecendo treinamento em técnicas construtivas tradicionais, além de contribuir para o atendimento à demanda por mão de obra qualificada na restauração e construção civil da região, gerando renda para a economia local. Os cursos oferecidos pela instituição são gratuitos e têm a duração de um semestre, com cinco áreas específicas de qualificação: Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas).

Neste ano, a instituição aposta também na realização de cursos independentes, além dos sequenciais com um segundo módulo, que consiste no “aprofundamento do conhecimento”. No módulo I, o aluno passa a conhecer a profissão e usar as ferramentas, já no módulo II, é o momento onde o aluno fomenta seu desenvolvimento artístico. Neste sentido, Ney Ribeiro Nolasco, gerente de Ensino da instituição, afirma que “a escola se constrói todos os dias, porque assim, conseguimos melhorar os nossos planos, nossas atividades e desenvolver os projetos de forma mais eficiente”.

Além das aulas teóricas e práticas sobre os ofícios, os alunos realizam visitas técnicas a obras de conservação e restauro e têm acesso a minicursos e palestras abordando temas de Educação Patrimonial, Empreendedorismo e Comunicação, favorecendo o desenvolvimento profissional.

John Craig, artesão e morador de Mariana, foi aluno da primeira turma da escola e agora, já com sua oficina de artes em metal em pleno funcionamento, está cheio de expectativas para aprofundar as suas habilidades, “o curso me permitiu fazer muitas técnicas diferentes, abriu a minha mente para outras possibilidades. Este novo módulo vai me ajudar no aperfeiçoamento do que já estou fazendo e abrir novas portas no mercado”.

Já Hélio Paiva Júnior trabalha como técnico em Segurança do Trabalho, mas faz do artesanato um dos grandes prazeres da sua vida. Ele iniciou seus aprendizados na escola no ano passado no curso de carpintaria e depois na alvenaria. Este ano, ele já irá colaborar com a escola oferecendo seus conhecimentos em curso de artefatos em bambu. Para ele a escola proporcionou uma nova visão sobre a região de Mariana “a partir do momento que eu fiz a primeira matrícula eu passei a perceber a quantidade de coisas riscas que existem aqui, fui conhecendo o corpo docente, a forma como tratam o aluno, e vi o nicho poderoso que existe aqui em Mariana. Espero que os conhecimentos aqui adquiridos sejam repassados para as próximas gerações e que atinja de forma genuína a nossa comunidade”.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, e conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Instituto Cultural Vale, contando com o apoio da Prefeitura de Mariana.

SERVIÇO – ESCOLA DE OFÍCIOS TRADICIONAIS DE MARIANA

Endereço: Rua Cônego Amando, 278, Bairro Chácara – Mariana – MG. CEP: 35426-060

Como chegar: https://goo.gl/maps/xfMCvXCtBjtLTZv26

Site: https://www.escoladeoficios.org.br/

Instagram: @escoladeoficiosdemariana

Facebook: https://www.facebook.com/escoladeoficios

Informações para a imprensa: Hiper Teia Comunicação | Janice Miranda

(31) 99821-0976

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade