Os pagamentos do 13º Salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem mudanças para 2023, confira no artigo a seguir como vão ser feitos os pagamentos, novos valores liberados e o calendário de pagamentos.
Quem pode receber o 13º Salário do INSS?
As pessoas que podem receber o 13º Salário do INSS são os aposentados, pensionistas, quem recebe salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
Infelizmente, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil não possuem direito ao abono salarial.
Como vão ser feitos os pagamentos do 13º Salário do INSS?
Nos últimos 3 anos o 13º Salário do INSS foi antecipado para o primeiro semestre do ano, com o intuito de injetar dinheiro no mercado brasileiro, que entrou em recessão devido à chegada da pandemia do Covid-19.
No entanto, após a troca de Governos, os pagamentos do abono salarial voltam para o segundo semestre do ano, já que não foi assinada uma nova Medida Provisória (MP) para a antecipação, e também não houve nenhum anúncio oficial do governo.
Assim, os pagamentos vão ser feitos em duas parcelas nos meses de Agosto e Novembro deste ano, cada uma vai pagar o valor de 50% do benefício do segurado.
Calendário de pagamentos do 13º Salário INSS
Os pagamentos vão ser feitos nos meses de Agosto e Novembro, começando pelos segurados que recebem até um salário mínimo de benefício, depois seguem para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo de benefício.
Confira a seguir o calendário de pagamentos do 13º Salário do INSS em 2023: