27 de abril de 2024 14:25

A primeira usina de hidrogênio verde do Brasil acaba de entrar em operação

Primeira usina de hidrogênio verde recebe certificação importante para o avanço do setor. A planta tem capacidade para produzir 100 kg de combustível por dia.

Na última semana, a planta de produção de hidrogênio verde instalada na usina hidrelétrica (UHE) de Itumbiara, situada no rio Paranaíba, entre Araporã, no Triângulo Mineiro, e Itumbiara, Goiás, recebeu certificação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em evento realizado na sede da Eletrobras, no Rio de Janeiro.

Usina de hidrogênio verde terá capacidade para produzir cerca de 100 kg/dia

O documento comprova que o hidrogênio verde é fabricado a partir de fontes renováveis. Em Itumbiara, usina de responsabilidade da subsidiária Eletrobras Furnas, a produção se dá pelo processo de eletrólise, com uso de energia hídrica e fotovoltaica. De acordo com a Eletrobras, a usina de hidrogênio verde de Itumbiara foi a primeira a entrar em atividade no Brasil.

O documento comprova que o hidrogênio verde é fabricado a partir de fontes renováveis. Em Itumbiara, usina de responsabilidade da subsidiária Eletrobras Furnas, a produção se dá pelo processo de eletrólise, com uso de energia hídrica e fotovoltaica. De acordo com a Eletrobras, a usina de hidrogênio verde de Itumbiara foi a primeira a entrar em atividade no Brasil.

Atualmente, a produção acumulada desde o comissionamento da unidade, em 2021, ultrapassa três toneladas de hidrogênio verde. A capacidade de produção é de aproximadamente cerca de 100 kg/dia. Visto como o combustível do futuro, o hidrogênio verde desponta no planeta como a principal aposta energética da atualidade, por ser considerado como energia limpa e por possuir emissão zero de carbono.

De acordo com a CCEE, o processo de certificação diz respeito ao mercado voluntário, em que seus próprios compradores definem quais as regras para avaliar os critérios de sustentabilidade do hidrogênio, e segue o padrão europeu.

O certificado de hidrogênio verde foi lançado pela Câmara em dezembro do último ano para atestar a origem de produção a partir de fontes de zero emissão de carbono em projetos-piloto no país. Alexandre Ramos, presidente da Câmara, ressalta que a certificação é uma iniciativa pioneira que garantirá ao cliente a compra de um produto verdadeiramente sustentável.

A usina de Hidrogênio Verde

Além da operação Eletrobras Furnas, a CCEE emitiu certificação para hidrogênio renovável fabricado no Brasil pela DP, no complexo Termelétrico do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a partir da energia solar. As duas empresas usarão o combustível limpo para testes nas próprias fábricas.

As unidades foram instaladas dentro do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esta parceria com as empresas é um passo essencial no desenvolvimento de uma relação de confiança com os investidores do mercado de hidrogênio renovável brasileiro, que visam garantir a liderança do seu país nos esforços mundiais com foco na transição energética.

A usina de hidrogênio verde UHE Itumbiara foi instalada em dezembro de 2021, quando começaram a ser realizados testes e análises da produção e do armazenamento do hidrogênio, de sua reconversão em energia elétrica e da inserção dessa energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Da energia consumida na produção, parte é gerada da usina fotovoltaica de 800 Wp instalada ao lado do sistema de hidrogênio verde e parte é proveniente da usina hidrelétrica. Para a Eletrobras, o caráter híbrido e a união dessas duas fontes renováveis são os pontos fortes do projeto.

Avanços no mercado de hidrogênio verde brasileiro

A ArcelorMittal Tubarão e a EDP assinaram um memorando de entendimento no início deste mês para avaliar a viabilidade técnica e econômica de uma planta piloto para a produção e uso de hidrogênio verde no processo de fabricação do aço.

A iniciativa faz parte dos esforços da ArcelorMittal Tubarão para impulsionar a produção de aço de baixo teor de carbono e da EDP para expandir a produção de hidrogênio verde usando a experiência da empresa, que foi pioneira na produção da primeira molécula de hidrogênio verde da América Latina em dezembro do último ano.

FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade