Energy Brasil, principal franqueadora de energia solar do país comenta os motivos do estado ser líder no setor
Minas Gerais é o Estado que mais produz energia solar no país, segundo dados levantados em março de 2023 pelo Sistema de Informação de Geração da ANEEL (SIGA). O Estado é o primeiro em geração centralizada (GC), produzindo mais de 2GW (gigawatts) de energia. Já em geração distribuída (GD) é o segundo colocado, com mais de 2,46GW, ficando atrás apenas de São Paulo, que possui 2,8GW. A Energy Brasil, maior franqueadora de energia solar do país, possui 23 franquias na região mineira, espalhadas por 12 cidades, que juntas representam mais de 6% do faturamento da marca.
Para Túlio Fonseca, CEO da Energy Brasil, alguns motivos explicam o aumento pela demanda de energia solar no local, como: o barateamento dos kits fotovoltaicos, maiores opções de parcelamentos, aumento da demanda por conta da lei 14.300 e encarecimento das tarifas energéticas na região. O executivo ainda acredita que a geração distribuída deve continuar aumentando. “Esperamos que a energia solar continue crescendo em Minas. Estamos preparados para acompanhar esse aumento”, comentou.
Ainda segundo dados da Agência, a região sudeste é responsável por mais de 33% na produção de Geração Distribuída. Também houve um aumento na geração de energia solar distribuída no estado mineiro de mais de 74% em relação ao ano passado. Todos os 853 municípios já possuem GD.
Segundo Gustavo Nassif, diretor da Itsun, braço de engenharia da Energy Brasil, a demanda por projetos na região teve um aumento considerável em relação a 2021. “Estamos felizes com o aumento da demanda. Isso mostra que o setor solar está se democratizando cada vez em nosso país” afirmou.
Para ter acesso às imagens em alta, clique no link
Faturamento Energy em 2022
A Energy Brasil anunciou que teve um faturamento de mais de R$ 180 milhões em 2022, um aumento superior a 108% em relação ao ano anterior. A líder em democratização no acesso à energia solar no país projeta que em 2023 tenha um faturamento superior a R$ 400 milhões. Com planos para abrir 72 novas franquias e mais de 100 novas lojas no país inteiro.
Sobre a Energy Brasil
Fundada em 2019, a Energy Brasil já conquistou o Selo de Excelência em Franchising 2022 organizado pela ABF e o selo 3 Estrelas segundo a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, sendo a única empresa do segmento com estes dois selos. Presente na maioria dos estados brasileiros, a marca reúne atualmente 500 unidades e conta com um time de franqueados que comercializam kits fotovoltaicos, bem como serviços de instalação, manutenção e monitoramento.