27 de abril de 2024 06:06

Fakes News invadem escolas, causam pânico e espalham terrorismo; vereadores cobram rondas

Pânico, terrorismo e fake News. O ambiente escolar está em pavorosa em todo o país e a região não foge a regra. A banalização da violência chegou as salas de aulas e desenfreadas e irresponsáveis mentiras geram medo na comunidade. Na quinta-feira passada (6), a Escola Jadir Azevedo, no São João, em Lafaiete (MG), foi alvo de fake News nas redes sociais de um suposto ataque.

Nos últimos dias, diversas notícias disseminadas em grupos apavoram a direção das escolas, pais e alunos como foi o caso ontem (11) na Escola Viana, também a Escola Polivalente, de ataques e estudantes armados. Imediatamente a escola repudiou a fake News. “Diante dos boatos que circularam na tarde desta  terça-feira, dia 11, a Escola Estadual Professor Astor Vianna vem a público esclarecer os fatos.        

Como é do conhecimento de todos, os atos de violência ocorridos em outras cidades e as Fake News espalhadas de forma irresponsável têm gerado grande apreensão – inclusive entre as crianças e adolescentes. Em virtude disso, na tarde de hoje, fomos comunicados sobre a possibilidade de um dos alunos ter trazido, em sua mochila, um objeto para sua defesa.

Diante da suspeita, a Polícia Militar foi acionada pela nossa equipe e apurou os fatos, registrando um boletim de ocorrência por porte ilegal de arma branca. Os pais dos alunos foram comunicados e compareceram à escola para acompanhar todo o procedimento.

É importante destacar que, diferentemente dos boatos propagados, não houve nenhum ato de violência nas dependências da escola. A segurança dos nossos alunos, corpo docente e demais membros da nossa equipe sempre foi e continuará sendo a nossa prioridade. E, no momento, contamos com o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Secretaria de Estado de Educação, governo de Minas e Polícia Militar que vêm desenvolvendo ações para proteção de todas as comunidades escolares.

Vivemos tempos desafiadores e contamos com a colaboração de todos para, juntos, mantermos um ambiente seguro e tranquilo para o desenvolvimento dos alunos”, encerra a nota assinada pela Diretora, Joana Darc de Assis Lopes

Vereadores

Na sessão de ontem (11), na Câmara, a crescente violência foi debatida à exaustão entre os vereadores na Palavra Franca. “Vivemos um clima de barbaridades”, assinalou o Vereador Giuseppe Laporte (MDB), autor do projeto de instalação de Câmeras de seguranças nas escolas. “Precisamos de união acima da política. Precisamos compartilhar as boas notícias mas vivemos um momento complicado”, disse Erivelton Jayme (Mais Brasil). Oswaldo Barbosa e Eustáquio Silva, ambos do PV, elogiaram a ação da PM nas escolas. “A violência está nas pessoas”, comentou Pedro Américo (PT). “A responsabilidade é de todos nós. Precisamos unir força”, afirmou Pastor Angelino (PP).

Damires Rinarlly (PV) comentou seu requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir a violência nas escolas e o Vado Silva (DC) fez uma incisiva cobrança pela volta das rondas escolas e mais guardas municipais nas portas dos educandários. “O momento não é de palanque”. “O momento não é de política, mas vamos rezar”, finalizou João Paulo Pé Quente (união Brasil).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade