O FGTS é uma conta que funciona como segurança para diversos trabalhadores ao redor do país. Embora permaneça fechada ao longo dos anos trabalhados, o dinheiro serve como garantia para situações emergenciais nas quais não existe tempo para se preparar financeiramente. Mas você sabia que existem situações em que você pode ter acesso ao dinheiro de forma precoce?
Leia a seguir tudo que você precisa saber para ter acesso antecipado ao seu FGTS.
FGTS
Primeiramente, você precisa entender o que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou FGTS. De forma resumida, é uma conta criada para trabalhadores brasileiros de carteira assinada, inacessível nos bancos durante o tempo de exercício. Esse fundo de garantia apresenta regras muito específicas de acesso, e apenas em alguns casos o trabalhador pode retirar alguma parte do dinheiro.
Além disso, quem cuida dessa conta é o empregador, que, todo mês, deve depositar no fundo, 8% do salário do empregado (2% do salário para trabalhadores do Jovem Aprendiz e 11,2% para empregados domésticos). Também vale a pena lembrar que esse valor deve ser pago diretamente pelo próprio empregador, ou seja, não é descontado do salário.
Quando posso sacar?
Dessa forma, o FGTS só pode ser acessado em alguns cenários. Alguns deles, por exemplo, podem ser de:
- Demissão por justa causa
- Aposentadoria
- Doenças graves
Outros acessos pouco comentados ao fundo de garantia servem para financiar imóveis, além de ter saques liberados em situações extraordinárias (decretadas pelo Governo Federal) ou em meses de aniversários. Quanto aos trabalhadores falecidos, o dinheiro do FGTS fica liberado para seus dependentes.
No entanto, outra situação que vale a pena destacar é a do saque calamidade. Quando estabelecido pelo Governo Federal, alguns grupos de trabalhadores ao redor do país podem ter acesso a saques especiais, como em desastres naturais e situações de calamidade pública decretadas. Dessa forma, até R$ 6 mil podem ser movimentados nas contas do fundo de garantia desses trabalhadores.
Quem terá acesso ao saque calamidade?
Recentemente, algumas regiões tiveram o saque calamidade confirmado pelo governo. É o caso das cidades de Cataguases (MG) e Nova Laranjeira (PR), que decretaram situação de emergência pelas fortes chuvas e desastres naturais ocorridos em seus territórios.
A quantia que poderá ser movimentada pelos trabalhadores dessas cidades pode chegar a cerca de R$ 6.220,00, após as fortes tempestades. Caso seu município seja um dos mencionados acima, você pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para conseguir acesso ao seu dinheiro.
Outras cidades podem estar sujeitas a liberação do saque calamidade após desastres naturais de maior intensidade.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
FONTE JOÃO FINANCIERA