28 de abril de 2024 03:23

Definidos os candidatos a prefeito em Lamim: disputa será polarizada e promete confronto

As eleições em Lamim será polarizada mais uma vez. Terminou no domingo o prazo final  das convenções partidárias na deliberação para as escolhas dos candidatos a prefeito de Lamim (MG) nas eleições suplementares de 4 de junho. Pelo calendário oficial, no dia 3 de maio, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros de candidaturas à Justiça Eleitoral.

A atual prefeita interina, Mirene das Graças (PP) concorre para permanecer no cargo e seu vice seráGeraldo Gualberto (PL). Ele também o vice candidato na chapa cassada pela justiça eleitoral tendo como cabeça Roberto Sávio Nogueira Reis, o Roberto do Juca, nas eleições de 2020.

Na oposição, o ex-vereador e ex-vice prefeito, Severiano Afonso dos Santos (PSD), mais conhecido como Viano (PSD). Seu vice  será o ex-vereador Geraldo de Paula da Silva (PSD).

Viano foi vice candidato a prefeito na chapa derrotada nas eleições de 2020 cujo cabeça era o médico Dr. Marcão (Cidadania). No pleito de 2020, Roberto do Juca venceu por 1.712 (57,66%) e Marcão ficou em segundo lugar com 1.257 (42,34%).

Após revés judicial, Roberto do Juca teve sua candidatura indeferida Tribunal Superior  Eleitoral (TSE) e Lamim é administrada há mais de 2 anos e meio pelo presidente da Câmara.

Apenas 4 partidos estão aptos a lançar candidatos: PP, PSD, PL. Já o PT, que informalmente apoiou Roberto do Juca, em 220, agora, segundo informações, decidiu por liberar seus filiados.

O pleito

Pela resolução do  TSE, a partir de quarta-feira (4), os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral. Em função das eleições, a mais importante festa do calendário, Laminense Ausente, foi adiada para 8 a 11 de junho. A posse

Informações

­­­­­­­­­Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 4 de janeiro de 2023. A votação será das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de Votos constituídas para as eleições que aconteceram em novembro de 2020. As eleitoras e os eleitores que não puderem comparecer às urnas poderão fazer a justificativa no próprio dia 4 de junho pelo aplicativo e-Título. Quem não fizer a justificativa na data da votação terá 60 dias para o procedimento, podendo realizá-lo também no e-Título ou no sistema Justifica

A partir do dia 3 de maio até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral da 87ª ZE, de Conselheiro Lafaiete (responsável pelo município de Lamim) funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade