30 de abril de 2024 19:45

Estátua de Buda encontrada no Egito Antigo pode mudar tudo o que sabemos

O objeto tem 71 centímetros e mostra Buda vestido com um manto e uma auréola na cabeça

O budismo é uma religião indiana adotada há milhares de anos. No entanto, uma estátua de Buda, principal figura da doutrina, foi encontrada em meio às ruínas do Egito Antigo. Como ela foi parar lá?

O objeto foi achado em um sítio arqueológico perto do Mar Vermelho e foi a primeira vez que um artefato desses foi encontrado no Egito. A estimativa é que ele tenha sido esculpido no país durante o Império Romano por conta negociações comerciais entre egípcios e indianos.

Estátua de buda no Egito

De acordo com o Ministério das Antiguidades do Egito, a estátua foi encontrada na antiga cidade portuária de Berenice. O objeto tem 71 centímetros e mostra Buda vestido com um manto e uma auréola na cabeça. O lado direito do corpo está sem braços nem pernas.

Buda no Egito (Imagem: Ministério de Antiguidades do Egito)

A estátua de Buda foi feita de pedra provavelmente extraída da região ao sul da atual Istambul (Turquia) e deve ter sido esculpida localmente em Berenice e dedicada ao templo por um ou mais ricos mercadores da ÍndiaMariusz Gwiazda, arqueóloga que participou do achado

Pode parecer estranho um objeto do budismo encontrado no Egito. No entanto, ele mostra como nessa época a integração global já era algo recorrente. O país africano estava no meio de uma importante rota comercial romana. A índia era estratégica no comércio de especiarias.

Essa é a maior evidência do budismo encontrada no Egito Antigo e abre portas para que mais investigações aconteçam sobre a prática da religião no país durante o período do Império Romano.

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade