27 de abril de 2024 17:19

Governo lança edital para construção de monumento em memória às 272 vítimas de rompimento em Brumadinho

O Governo de Minas lançou edital para contratação de serviços de engenharia e arquitetura do monumento em memória às 272 vítimas do rompimento da Vale em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. A obra chamada “Bruma Leve”, do arquiteto Daniel Rodrigues, vai ser instalada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.  

A iniciativa da construção do monumento é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). 

Acesse o edital completo neste link

A obra foi anunciada pelo governador Romeu Zema com o objetivo de eternizar, na sede do Poder Executivo estadual, homenagem às pessoas que perderam a vida na tragédia e ainda reforçar às autoridades do Estado a necessidade de para sempre trabalhar de forma que desastres desta magnitude nunca mais se repitam em Minas Gerais.  

O edital prevê a contratação de empresa especializada na área de engenharia e/ou arquitetura para a prestação de serviços técnicos de levantamento cadastral, levantamento topográfico, elaboração de projetos executivos de arquitetura e seus complementares e elaboração de planilha orçamentária necessários à execução do monumento. 



A modalidade da licitação é do tipo menor preço. O prazo para entrega das propostas vai até 19/5, às 13h50, e na mesma data, às 14h, os envelopes serão abertos.  
Instalado em frente ao Palácio Tiradentes, o monumento será composto por 272 peças lineares de tamanhos variados, a mais alta com 2,72 metros, posicionadas uma ao lado da outra. Elas terão a forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia. Essas peças também receberão placas com os nomes das vítimas. 

Segundo o projeto, Bruma Leve também representa as montanhas da região e expressa a fluidez e leveza da bruma quando passa pela cidade.

Observando mais de perto, será possível ver as peças formando a silhueta de uma face humana. As peças serão na cor vermelha, que remete à dor, mas também ao amor, coragem e força. 

Segundo o autor, Daniel Rodrigues, a inspiração para o nome do monumento veio do significado do nome do município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e dos versos da canção Anunciação, de Alceu Valença. 

Seleção do monumento 

Em janeiro deste ano, o governador apresentou à Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (Avabrum) a proposta vencedora do concurso. 

A comissão julgadora foi composta por dez membros: familiares das vítimas, além de representantes da Secult, do Iepha-MG, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB – Minas Gerais). 
 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade