Dissertação de mestrado, recém defendida junto ao Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é conclusiva sobre o panorama preocupante do patrimônio piranguense.
Segundo a autora do estudo, Danielly Meireles Dias, “durante anos, a cidade vem sofrendo com a perda de parte desse legado devido a demolições, abandono de tradições e o descaso tanto dos órgãos públicos quanto do setor privado. Nota-se que a prefeitura, assim como grande parte dos moradores, não reconhece a importância de se preservar o patrimônio, ou não o enxerga como uma prioridade”.
Em sua análise, a autora destaca que é possível perceber que os moradores não se identificam com esses bens ou, muitas vezes, não foram chamados para participar e fazer parte das discussões para a valorização e preservação das heranças históricas. Desse modo, as pessoas não se sentem pertencentes a esses lugares de memória, e a visão popular que se tem é que tudo isso representa apenas o retrocesso da cidade em relação às demais”.
? Fotografias de um passado não tão distante de autoria da GuaráDrone.