A Prefeitura de Barbacena, na Zona da Mata, informou nesta segunda-feira (15/5) que os serviços municipais de atendimento não prioritários e as aulas foram canceladas em escolas da cidade, devido ao desabastecimento de água que ocorre desde a quinta-feira (11/5). Após um caminhão-tanque explodir e o óleo diesel atingir o leito do Rio das Mortes, o município de Barbacena está em situação de emergência.
De acordo com a prefeitura, a suspensão continuará até que os serviços de emergência sejam finalizados. Ficam suspensos o atendimento ao público na Prefeitura e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nova Cidade e também as atividades nas seguintes escolas municipais:
E. M. José Felipe Sad;
E. M. Inês Piacesi;
E. M. Lia Salgado;
E. M. Professora Yayá Moreira;
E. M. Padre Sinfrônio de Castro;
E. M. Sebastião Francisco do Vale;
E. M. Lions.
Por enquanto, não há previsão para a retomada do abastecimento de água na cidade, pois a situação será trabalhada até que a captação seja feita com segurança, para que a água chegue às residências com qualidade. A administração municipal informou que manterá os serviços de saúde, coleta e limpeza urbana.
O acidente
Na manhã de quinta-feira (11/5), um caminhão-tanque, carregado com 44 mil litros de óleo diesel, tombou e explodiu na altura do km 711 da BR-040, em Barbacena. O motorista foi socorrido pela concessionária da rodovia. O estado de saúde dele não foi divulgado. Com o tombamento, o óleo se espalhou pela pista e atingiu o afluente do Rio das Mortes, que abastece a cidade.
Uma Liminar obrigada a empresa, dona do caminhão, a custear as análises da água.