6 de maio de 2024 15:15

Em meio a chegada de investimentos milionários, obra é suspensa por danos a Mata Atlântica e caminhão de madeira é apreendido

Os policiais militares foram acionados na tarde de quarta-feira (17) em uma estrada rural de Itaverava (MG), perto da Fazenda dos Cunhas, após graves denúncias de diversos sitiantes para apurar diversos crimes ambientais e suposta invasão de propriedades rurais para abertura de estrada que daria acesso a uma minerada em fase de implantação.

Segundo informações foram danificadas cercas, porteiras do seu terrenos para o alargamento/ampliação da estrada vicinal do município e de particular/servidão dos proprietários/moradores do local. A denúncia aponta o uso de motoserras para corte irregular de árvores de Mata Atlântica.

Já no local, a PM flagrou carga de madeira nativa em um caminhão que presta serviço a prefeitura de Itaverava. Na fiscalização foram identificados diversos crimes de corte ilegal e possíveis danos aos cursos d’água. Um caminhão, uma retroescavadeira, um trator e uma motosserra foram apreendidos no local.

O Prefeito José Flaviano (PR) e a Procuradora do Município, Samma Leão, compareceram na estrada durante a lavratura do boletim de ocorrência e informaram que não há licença ambiental para a supressão da mata nativa.

O motorista e operador da motosserra ilegal foram presos e liberados por se tratar de crime de menor potencial comprometendo-se a comparecer ao juizado especial criminal em audiência preliminares no Fórum da Comarca de Conselheiro Lafaiete, além de aplicação de multas de R$100 mil. O veículo carregado de madeira nativa foi apreendido e levado para o pátio da prefeitura onde os produtos foram despejados e ficaram sob responsabilidade do prefeito na forma de depósito até decisão do órgão ambiental competente. A motosorra também foi apreendida.

Meio ambiente

A denúncia foi registrada em um boletim ocorrência da Polícia Militar Ambiental. Os sitiantes afirmam que a estrada foi aberta por eles. Já o Prefeito José Flaviano apresentou uma Lei de 2004 de autorização de servidão administrativa para a sua manutenção.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade