Lavras Novas é um pequeno distrito da histórica cidade de Ouro Preto. Com 1.300 metros de altitude, é um verdadeiro refúgio para quem aprecia atrativos naturais.
Rodeado por montanhas, possui um conjunto de construções no estilo colonial e casinhas coloridas espalhadas por todos os cantos, que dão ao local um charme especial, onde até os cestos de lixo são decorados como vaquinhas coloridas. No final da Rua Nossa Senhora dos Prazeres há casinhas com portas e janelas tortas, que, apesar de estarem abandonadas, rendem fotos interessantes.
A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, erguida no princípio do século XVIII, é simples, mas traz uma beleza que só quem visita consegue entender.
Uma das atrações locais é andar de quadriciclo. Há diversas opções de roteiros e o mais tradicional tem duração de cerca de duas horas, partindo do centro do distrito e fazendo parada no Mirante da Estrada Real, na Cachoeira dos Namorados e na Represa do Custódio.
Lavras Novas possui diversas cachoeiras, algumas com fácil acesso, outras com necessidade de acompanhamento de um guia. Existe um app local que mostra a localização das várias cachoeiras. A do Namorados, com águas límpidas e poço raso, é muito procurada pelos turistas. Há também a dos Pocinhos, localizada em propriedade particular, mas que tem poços em que se pode mergulhar. Já a do Falcão, no caminho para o distrito de Chapada, é de acesso razoavelmente fácil e ótima para banho. Existem ainda outras, menos procuradas devido suas localizações.
No Parque do Itacolomi há diversas trilhas e paisagens de tirar o fôlego. O grande desafio é realizar a subida ao Pico do Itacolomi a pé, mas existem agências locais que possuem opções de roteiros em quadriciclo ou de jeep.
Quem gosta de esportes náuticos tem que conhecer a Represa do Custódio, a 7 km do centrinho, onde principalmente o stand-up paddle é bastante praticado.
Para admirar a beleza da região, o Mirante da Pedra possui uma vista simplesmente espetacular para as montanhas que rodeiam o distrito de Lavras Novas.
Os cervejeiros devem colocar em seu roteiro visita às duas cervejarias artesanais locais: a Cerveja Mãe do Ouro e a Cerveja A Lavrasnovense.
Quem visita Lavras Novas tem que ficar atento para alguns detalhes como: não há postos de combustíveis, nem farmácia, nem bancos ou caixas eletrônicos.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Zonda Bez from brasilia/df, Brasil, via Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons
FONTE CIDADE E CULTURA