27 de abril de 2024 21:57

Imposto de Renda: 6 gastos que podem ser deduzidos da declaração e aumentar a restituição

O calendário para a declaração do Imposto de Renda 2023 já está acabando. O prazo final é no dia 31 deste mês.

Até lá, os contribuintes devem declarar suas fontes de renda, mas também os gastos que podem ser dedutíveis do pagamento.

Esses gastos podem reduzir o valor a ser pago para a Receita ou aumentar a restituição do imposto.

Money Times separou uma lista com 6 gastos que podem ser deduzidos do imposto de renda. Confira:

1 – Dependentes

Os dependentes podem ser deduzidos do imposto a partir de uma base de cálculo de até R$ 2.275,08 por pessoa, desde que possua CPF e conste somente em apenas uma declaração.

O contribuinte deve incluir todos os rendimentos, pagamentos e bens do dependente.

2 – Saúde

As despesas com saúde, tanto do contribuinte quanto dos dependentes, podem ser deduzidas no IRPF 2023, sem limite de valor.

A Receita Federal considera como despesa médica: os pagamentos a médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, planos de saúde e de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

3 – Educação

Em despesas relacionadas a educação, há um limite de R$ 3.561,50 que pode ser descontado por pessoa.

A dedução pode ser atribuída aos valores pagos para: educação infantil (creches e pré-escolas, de crianças até 5 anos), ensino fundamentalmédio e superior (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização), e educação profissional (ensino técnico e o tecnológico).

4 – Previdência

Os planos de previdência privada ou complementar podem ser deduzidos no imposto de renda até o limite de 12% do rendimento tributável.

Enquanto isso, as despesas com o plano gerador de benefício livre (PGBL) são dedutíveis, enquanto as com a vida gerador de benefício livre (VGBL) não são.

5 – Pensão alimentícia

Para quem declara pensão alimentícia no IRPF, existem três casos:

  • Quem paga pensão é obrigado a declarar a despesa no Imposto de Renda 2023, a qual será dedutível;
  • Quem recebe o benefício, se fizer sua declaração própria, deverá declarar a pensão alimentícia recebida; ou
  • Quem é responsável pela pessoa que recebe a pensão, se for seu dependente, deverá incluir também a pensão recebida pelo alimentando.

6 – Doações incentivadas

As doações incentivadas são aquelas que transferem dinheiro a um projeto com temas de interesse público, que são pré-aprovados pelo governo como uma instituição que pode receber esse tipo de doação.

Para receber o desconto, contudo, o contribuinte precisa realizar a declaração completa do Imposto de Renda, e não a simplificada.

FONTE MONEY TIMES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade