Dentre os 195 (ou 197?) países do mundo, qual é o mais bonito? A pergunta difícil oferece grande risco de ter uma resposta nada definitiva. Mesmo assim, o jornal australiano The Sydney Morning Herald ousou e nomeou os 14 países mais bonitos do planeta – e nós vamos te mostrar quais são neste post!
Descobrir lugares inspiradores pelo mundo é o desejo profundo de muito viajante. Mas o que será que torna um lugar inspirador? Será apenas a beleza dele? A pesquisa acredita que não, pois a ideia do que é belo muda com o passar do tempo. Por exemplo, os antigos romanos não se interessavam por paisagens, e os europeus medievais não se importavam com montanhas ou ruínas antigas – atrações procuradas e elogiadas pelos turistas atuais.
Pensando nessa percepção de beleza, os especialistas que colaboraram com a lista do jornal consideraram outros fatores na hora de apontar o país mais belo do mundo: as conexões ancestrais e a espiritualidade do lugar, a simpatia dos moradores locais e as conexões emocionais inexplicáveis que o destino proporciona. Descubra quais são eles e planeje sua próxima viagem (ah, a lista a seguir não é um ranking, por isso, os países estão em ordem alfabética)
Os 14 países mais bonitos do mundo
Brasil
Para a nossa grata surpresa, o Brasil está na lista mundial! O mais interessante é que a editora Ute Junker mencionou vários lugares do nosso país devido as suas belezas: a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro; as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; o Rio Amazonas, as curvas futuristas de Brasília projetadas por Niemeyer. Os favoritos dela em nosso país são as incríveis dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o centro histórico de Salvador (vou conhecer esses dois últimos nos próximos meses e, confesso, que tô bem ansiosa para me encantar com o nosso Brasil)!
Além da estética, a escritora disse que a beleza do Brasil está no inesperado: “em um país tão grande como o Brasil, sempre há algo inesperado te esperando na esquina”. Sem dúvida, a riqueza turística do nosso país é surpreendente!
Itália
A arquitetura da Itália revela uma beleza à parte do país. Dependendo do prédio, é possível o considerar como perfeito, conforme Michael Gebicki. Dentre suas outras belezas estão as cidades medievais, montes, vales alpinos e picos – os quais compõem paisagens impressionantes.
O país considerado o mais belo do mundo tem um lugar que se sobressaí para o escritor: Portofino, a mais linda vila de pescadores do mundo, com várias casas coloridas. Veneza e, acredite, Nápoles, também foram recomendadas para serem visitadas.
Japão
O amor pelos pequenos detalhes e pela beleza fazem do Japão um lugar único, sendo considerado o mais belo do mundo para o escritor Ben Groundwater. Ele relembra como a paisagem do país é espetacular, mas enfatiza mesmo a beleza na arquitetura japonesa. “Há beleza em todas as coisas que você vê e toca neste país”. Mencionou ainda a gastronomia do lugar, preparada nos mínimos detalhes.
México
As paisagens de tirar o fôlego são apenas uma parte do que o México pode oferecer aos viajantes, conforme a Julie Miller. A escritora acredita que o que há de mais belo no México são a vibração, a paixão, a fé e o fato de ter recebido de braços abertos a estética “kitsch”, considerada cafona por muita gente.
A avaliadora vê o país como sedutor, “desde seus extremos geográficos até sua culinária repleta de sabores, bebidas e música alegre”. Com destaque para a cultura local, o destino oferece também mar azul-turquesa, arquitetura singular e muita hospitalidade.
San Miguel Allende, no México
Nepal
A escritora Nina Karnikowski defende o Nepal como país mais bonito do mundo por entender que a verdadeira beleza está além do óbvio e é aquilo que nos faz sentir mais vivos. “Lar do Monte Everest e de outros sete dos 14 picos mais altos do mundo, o país oferece algumas das paisagens mais espetaculares do nosso planeta.”
Dentre seus destaques, ela menciona as vistas desérticas com mosteiros budistas tibetanos, a natureza dos parques nacionais, a espiritualidade do lugar e os moradores, considerados bondosos, sorridentes e cheios de compaixão.
Quênia
Para a Catherine Marshall, o Quênia é o país mais belo e ela explica o porquê. O lugar possibilitou a ela uma conexão profunda com nossos primeiros ancestrais, já que o destino é o berço da humanidade. Além disso, foi recebida intensamente a cada chegada, em lugares com “beleza incalculável” – com lagos, pastagens, florestas, pântanos e vulcões.
Na descrição dela, fica claro que a fauna e a flora compõem a grandiosidade do país. As cores da paisagem enriquecem a experiência, assim como o ambiente caloroso que ele oferece.
Foto: Sammy Wong/Unsplash
Suíça
A beleza da Suíça foi considerada tão grande, que o escritor Brian Johnston sugeriu que o destino fosse lar para os deuses. Para ele, o lugar promove um intenso impacto cênico, diante de paisagens tão perfeitas que nem parecem de verdade.
O escritor afirma que a beleza da Suíça é universalmente apreciada e isso se deve aos seus lagos, montanhas, campos verdes, flores e construções charmosas. A sugestão para admirar o país é pegar o trem de Zurique a Genebra via Neuchâtel, passando por vistas incríveis e alpes pelo horizonte.
Outros sete países também foram considerados os mais belos do mundo pelos escritores da lista:
- Austrália
- França
- Indonésia
- Islândia
- Laos
- Namíbia
- Nova Zelândia
FONTE MELHORES DESTINOS