Tire o agasalho da gaveta e fuja do óbvio para aproveitar a estação mais charmosa do ano
O inverno só começa oficialmente daqui a um mês, porém as temperaturas mais baixas registradas nos últimos dias oferecem uma prévia da estação para inspirar os amantes do frio a buscarem um lugar aconchegante e curtir o clima gostoso.
Não precisa nem sair do Estado para encontrar lugares encantadores para aproveitar o charme do inverno em Minas Gerais. Além de Monte Verde, um dos destinos de frio mais famosos do Estado, o interior mineiro tem várias pequenas cidades entre montanhas que são cenario ideal para aproveitar o friozinho com uma bebida quente em mãos.
Por isso, a coluna de hoje reuniu uma lista de destinos diferentes de inverno em Minas Gerais para quem não resiste à estação e quer inspiração para montar um roteiro especial de viagem, seja com a família ou com o mozão. Confira as dicas, coloque o agasalha na mala e pé na estrada!
- Alto Caparaó
Alto Caparaó é uma cidadezinha, de apenas 7 mil habitantes, que abriga fazendas de café, montanhas de altitude elevada e algumas das mais belas cachoeiras da região sudeste do Brasil. Ao viajar para esse destino em Minas nos dias mais frios, o turista poderá desfrutar um clima tranquilo e acolhedor no interior do Estado. Os viajantes mais preparados podem inclusive aproveitar a visita para subir o Pico da Bandeira e desfrutar a vista de tirar o fôlego lá do alto.
Para os amantes de um bom cafezinho, a cidade também abriga cafeterias que oferecem provas de cafés preparados de modos especiais, desde a com prensa francesa e cafeteira italiana até com o simples no coador de pano.
- Gonçalves
Rica em paisagens exuberantes, Gonçalves é localizada na Serra da Mantiqueira e oferece ao turista várias atrações em torno da natureza, como cachoeiras, trilhas e montanhas.
Além de acomodações aconchegantes, típica culinária regional e a hospitalidade característica dos mineiros, a região é famosa pela produção de produtos orgânicos e os apreciadores de cerveja podem aproveitar para visitar fábricas de cervejas artesanais da região.
Devido à proximidade, o turista também pode combinar na mesma viagem ou um roteiro pela região da Mantiqueira incluindo cidades, como Extrema, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, e até Campos do Jordão.
- Maria da Fé
Maria da Fé é uma linda cidade do Sul de Minas que atrai turistas de todos os cantos do Brasil para viagens e passeios para curtir o frio. De acordo com os principais institutos de meteorologia do país, o município é considerado o mais gelado do Estado.
Além do frio intenso, o destino é conhecido como “cidade das oliveiras” e permite aos visitantes conhecer de perto uma das maiores plantações do Brasil, ver o passo a passo da fabricação de azeites e até desgutar o produto local. Tudo isso em meio à paisagem com belíssimas araucárias, pinheiros, cerejeiras e montanhas que costumam ficar cobertas de gelo ao amanhecer no inverno.
- São Lourenço
Com lindas paisagens, São Lourenço é famosa pelo Parque das Águas e também possui as melhores plantações de café do mundo.
Apesar da cidade ter ganhado fama graças ao Circuito das Águas, a lista de atrações no destino é bem diversificada. O visitante pode voar de balão pela região para contemplar o relevo deslumbrante da serra e também embarcar em um passeio de Maria Fumaça para relembrar um pouco da história da região.
Fonte: Além de Monte Verde: 4 destinos diferentes para curtir o inverno em Minas Gerais – https://jmonline.com.br/colunas/checklistmundo/alem-de-monte-verde-4-destinos-diferentes-para-curtir-o-inverno-em-minas-gerais-1.274895