Não muito longe da capital, cidades interioranas e praianas despontam como opção para quem busca mais qualidade de vida
A cidade do Rio de Janeiro é uma das principais capitais do Brasil, conhecida por suas lindas praias, passeios turísticos e vida agitada durante o dia e noite. Já sentiu vontade de viver perto da beleza carioca, mas busca um local mais calmo, longe de toda a agitação que acompanha uma capital? Existem cidades no interior do estado que são ótimas opções, com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto e boa infraestrutura.
1. Resende
Se a sua busca é por um lugar calmo e bem pertinho da natureza, Resende é a solução para você. Localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, e conhecida por atividades que promovem contato com a natureza, a cidade é calma e possui um alto IDH (0,768), atraindo diversas empresas e investidores por sua alta vocação industrial. É cortada pelo Rio Paraíba do Sul e fica próxima a via Dutra, na divisa de São Paulo e Minas Gerais. Por conta da sua localização, economia e estrutura, oferece uma boa qualidade de vida aos moradores. Além disso, sua arquitetura típica do período colonial é apreciada nos casarões do centro histórico, e um dos pontos mais procurados por montanhistas, o Pico das Agulhas Negras, está neste município.
2. Armação dos Búzios
A 170 km da capital do estado, Armação dos Búzios é considerada uma das mais belas cidades do litoral do Brasil. Sua economia é voltada ao turismo e, nos últimos anos, tornou-se um dos principais destinos para quem quer viver com mais qualidade e acesso à natureza. É uma península com 8 quilômetros de extensão e possui 23 praias, cada uma delas com características individuais e propícias para os esportes e o lazer em família.
3. Petrópolis
Petrópolis, ou Cidade Imperial, fica a 68 km da capital do Rio e é a maior e mais populosa cidade da região serrana fluminense, com o maior IDH da região (0,745). O município é conhecido por suas atrações arquitetônicas históricas, com um grande acervo de palácios, museus e catedrais, o que garante as atividades de lazer entre a família e amigos. Fora a diversão, Petrópolis foi considerada a cidade mais segura do estado do Rio em 2018, pelo IPEA.
4. Macaé
Com uma população de 266.136 habitantes, Macaé é também conhecida como a Capital Nacional do Petróleo, o que explica seu crescimento econômico desde os anos 70. Com um IDH de 0,764, a cidade possui uma alta qualidade de vida e educação pública. O Colégio de Aplicação de Macaé, por exemplo, teve um dos melhores desempenhos do ENEM 2022, de acordo com dados divulgados pelo INEP.
5. Cabo Frio
Cabo Frio destaca-se por ser a maior economia da Região dos Lagos e é uma importante rota do polo turístico fluminense. A cidade tem apresentado um grande desenvolvimento econômico e de qualidade de vida, além de sua ótima infraestrutura e opções de lazer.
6. Teresópolis
Localizada na Serra Fluminense, Teresópolis está a 90 km da capital do estado e está a 940 metros acima do nível do mar. Oferece um custo de vida vantajoso, segurança e saúde pública de referência, além de lazer altamente ligada com o turismo ecológico e de aventura. O município é ideal para desfrutar da natureza e saborear as comidas – você sabia que a cidade é a maior produtora de hortaliças do estado?
7. Rio das Ostras
Com diversos pontos turísticos, o Rio das Ostras está nas Baixadas Litorâneas do Rio de Janeiro. O município conta com cerca de 159 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE, e garante uma vida tranquila, mas ao mesmo tempo ativa quando se trata de lazer e empregabilidade.
8. Nova Friburgo
Com baixo custo de vida e IDH de 0,745, Nova Friburgo está localizada na Região Serrana carioca, que permite uma conexão direta com a natureza, principalmente à parte preservada da Mata Atlântica. O município permite acesso às principais rodovias federais e estaduais, além de estar conectado com Teresópolis e Petrópolis.
FONTE CASA VOGUE