28 de abril de 2024 01:23

Interditado há 5 anos e com risco de queda, Monumento do Trabalhador é reformado; obra de arte tem 37 anos que foi erguida

Segue em ritmo acelerado a reforma e requalificação do Monumento do Trabalhador, no Bairro Areal, em Lafaiete (MG). Os recursos, na ordem de quase R$ 200 mil, vieram do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural. A previsão de término está prevista para 120 dias.
Obra foi interditada pelos Bombeiros e pela Defesa Civil de Lafaiete em julho de 2018. Erguido em 1986, a vistoria constatou que o monumento construído em concreto armado está com ferragens expostas e sob acentuado processo de corrosão, com eminente risco de queda. A laje circular apresenta deterioração estrutural.
Apesar da interdição, diversos andarilhos fizeram do local um local de pousada temporária, mesmo diante da precária situação do monumento. Mais um patrimônio reformado e a memória de Lafaiete agradece!

Um pouco da história

MONUMENTO DOS TRABALHADORES

Monumento dos Trabalhadores, em estilo arquitetônico arrojado, a obra foi toda executada em concreto e composta de cascatas iluminadas, simbolizando a força do trabalhador. Foi inaugurado em 19 de julho de 1986, pela administração do prefeito Vicente Faria Paiva. Localizado na Avenida Monsenhor Moreira, esse monumento é uma homenagem a todos trabalhadores. Sua placa de inauguração faz a seguinte referência aos trabalhadores: “A grandeza de um povo se constrói com trabalho e honestidade”.O monumento foi tombado pelo Município em 1999 e tem inscrição no livro de tombos do Município.

Suas cascatas não funcionam há mais dema década devido as intempéries do tempo e das chuvas que causaram desgates a sua estrutura

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade