27 de abril de 2024 03:58

Ranking lista as 3 cidades brasileiras que estão no grupo das mais inteligentes do mundo!

A Urban System em parceria com a Necta listou as três cidades mais inteligentes do Brasil; confira quais são!

Imagine uma grande cidade que utiliza todos os tipos de tecnologia disponíveis para coletar dados e utilizá-los em benefício dos munícipes, por meio da gestão de ativos e recursos, o que possibilita à prefeitura oferecer os melhores serviços para a população. Incrível, não é mesmo?

Essas cidades são conhecidas como smart cities — ou cidades inteligentes, em português. E esse é um conceito que cresce cada vez mais no mundo todo, inclusive no Brasil. Aqui, quem verificou as cidades mais inteligentes foi o ranking chamado Connected Smart Cities, com os seguintes eixos para avaliação:

VEJA TAMBÉM
  • Urbanismo;
  • Segurança;
  • Tecnologia e inovação;
  • Saúde;
  • Mobilidade;
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Governança;
  • Energia;
  • Educação;
  • Meio ambiente.

Com base nesses eixos, foram estabelecidos 75 indicadores pela Urban Systems e a Necta, que realizaram a pesquisa. Assim, foi possível encontrar as cidades mais inteligentes do Brasil, bem como mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento.

As cidades mais inteligentes do Brasil

3. São Paulo – São Paulo

capital paulista estar entre as cidades mais inteligentes e conectadas do país não deve ser surpresa para ninguém. A grande metrópole é destaque em basicamente todos os aspectos, com ênfase quando o assunto é inovação e implementação de tecnologias.

Outro ponto de destaque para a capital é sua mobilidade e acessibilidade, mesmo com o aspecto caótico para quem não está acostumado com a correria dos grandes centros.

Além disso, São Paulo é referência em serviços automatizados e digitais, tanto na área de transporte público quanto nos demais, como no setor de saúde.

2. Florianópolis – Santa Catarina

Mais uma capital, agora a belíssima cidade turística localizada no estado de Santa Catarina, na região Sul do país. Florianópolis é bastante conhecida por ter um mercado de trabalho agitado e muitos investimentos em acessibilidade digital e tecnologias.

Além disso, a tecnologia é muito utilizada no ensino da cidade, que é um de seus destaques, sendo utilizada até mesmo como referências para o restante do Brasil.

1. Curitiba – Paraná

Em primeiro lugar, ficou a capital do Paraná, que entre os anos de 2021 e 2022 passou da terceira colocação no ranking para o topo dele.

Curitiba é considerada a cidade mais inteligente do Brasil atualmente, tendo como destaques sua mobilidade sustentável, seu planejamento urbano e seus serviços públicos, que utilizam muita tecnologia.

Os curitibanos têm acesso a aplicativos de saúde pública, bibliotecas eletrônicas e até mesmo escolas de robótica para quem deseja também fazer a diferença na tecnologia do futuro. Em suma, para quem ama a modernidade, Curitiba é uma excelente cidade para morar.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade