O Portal do Trânsito traz fatos históricos sobre o pedágio. Confira qual o estado que paga o pedágio mais caro do Brasil!
Você já parou para pensar quando o pedágio começou a ser cobrado nas estradas do Brasil? De acordo com reportagem da Gazeta do Povo, origem do pedágio no Brasil ocorreu no século XVIII.
Na época, o então Império Português passou a cobrar uma taxa para reconstruir a cidade de Lisboa. A capital de Portugal precisava ser reconstruída, devido a um terremoto que assolou a cidade em 1755. Com isso, a coroa portuguesa passou a cobrar 20% do valor de gado conduzido na Rota dos Tropeiros (que seguiam da região Sul rumo a São Paulo e Minas Gerais).
Entretanto, o pedágio que conhecemos atualmente nasceu por meio do Programa de Concessões de Rodovias. Implementado entre 1994 e 1997, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, a concessão previa:
- Exploração de rodovias, mediante a cobrança de pedágio;
- Prestação de serviços de recuperação, melhoramentos, conservação, manutenção e aumento de capacidade;
- E por fim, prestação de serviços aos usuários de rodovias.
Em resumo, a cobrança de pedágio para trafegar em rodovias brasileiras é histórica e remonta ao período em que o Brasil ainda prestava contas a Portugal.
Quanto custa um pedágio no Brasil?
O valor do pedágio pode mudar de acordo com o trecho. A princípio, há 24 concessionárias presentes em 12 estados brasileiros:
PUBLICIDADE
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Bahia
- Goiás
- Minas Gerais
- Distrito Federal
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
O estado com o pedágio mais caro do Brasil é São Paulo, na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e Rodovia Anchieta (SP-150). O valor cobrado para carros, por exemplo, é de R$ 33,80.
Por que temos que pagar pedágio?
Uma das principais funções do pedágio é auxiliar na solução de um problema recorrente: a falta de investimento e manutenção de rodovias.
O que acontece com o valor arrecadado nos pedágios?
O valor arrecadado nos postos de pedágio é direcionado para a manutenção e melhorias dos trechos privatizados. Com isso, fica garantido aos motoristas: segurança, guincho e atendimento médico 24 horas.
Um novo modelo para o pedágio
De acordo com o Ministério dos Transportes, a um novo modelo de concessão de rodovias à iniciativa privada sendo elaborado.
Segundo nota oficial, o objetivo é garantir tarifas mais baixas ao consumidor e ainda assim, captar os investimentos necessários para recuperação e ampliação das estradas.
Outro ponto ligado a essa questão é um estudo feito pela Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes. O objetivo é ter concessões em trechos com problemas estruturais. Porém, ainda não há um modelo definido.
PUBLICIDADE
Pedágio sem paradas
Recentemente foi implementado um modelo de pedágio sem paradas. Ligado ao Grupo CCR e localizado na BR-101 (Rio-Santos), é chamado Free Flow. O sistema de pagamento automático ocorre por meio de 3 pórticos instalados na rodovia.
FONTE PORTAL DO TRANSITO