A MRS Logística assinou em julho de 2022 com Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e governo federal a renovação antecipada por mais 30 anos do contrato de concessão da ferrovia operada pela empresa. A malha ferroviária de 1,6 mil quilômetros atravessa os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com a MRS, quase 20% do que é exportado pelo Brasil e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da companhia. Com a renovação, a empresa, que administra a concessão desde 1996, vai operar o ativo até 2056.
Para assinar a renovação, a MRS aceitou desembolsar cerca de R$ 10 bilhões em investimentos. A ferrovia transporta cargas como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. A empresa também precisará investir na construção de 270 obras distribuídas em 50 municípios, para mitigação de conflitos urbanos provocados pelo tráfego ferroviário. A renovação antecipada segue política de governo já adotada em outras ferrovias, como da Malha Paulista, operada pela Rumo.
Lafaiete
O futuro viaduto no Bairro Cachoeira, em Conselheiro Lafaiete/MG, uma das maiores intervenções viárias da história da cidade, começa a ser construído nesta semana. O investimento de R$ 46 milhões será realizado pela MRS Logística, ferrovia de carga que atua no município, em parceria com a Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete.
O total investido nesta solução completa de mobilidade urbana inclui as desapropriações necessárias, que foram todas realizadas de maneira cordial, amigável e gerando benefícios para os moradores locais. O objetivo com a construção da nova estrutura é contribuir com a mobilidade urbana local, proporcionando assim um convívio ainda mais harmônico entre a ferrovia e a cidade.
O prazo estimado para a conclusão da obra é julho de 2024. O objetivo com a intervenção é entregar à população de Conselheiro Lafaiete um elevado, com extensão aproximada de 160 metros, e ofertar um melhor fluxo viário, e maior segurança aos que transitam na região dado que as passagens em nível nas imediações serão fechadas para o trânsito de veículos com o novo viário. Nesses locais, as travessias para pedestres serão mantidas.
Nesta semana, as equipes de engenharia começam os trabalhos com a montagem do canteiro de obras, central de armação, carpintaria e com o serviço de sondagem do terreno, que consiste em uma análise do local onde será realizada a obra, por meio de uma amostragem do solo e avaliações específicas em campo.
Congonhas
Além de Lafaiete e Carandaí na região que ganharam novos elevados sob a linha férrea visando aumentar a segurança e prevenção de acidentes, em Congonhas (MG), serão construídos 2 viadutos, localizados nos bairros Belvedere e Profeta, com expectativa de conclusão até 2026 e 2027, respectivamente. Estas são obras pactuadas junto à União, por meio do aditivo ao contrato de concessão, e que vão proporcionar melhorias de segurança e de mobilidade urbana devido à independência de circulação a ser proporcionada, tanto para os trens quanto para os veículos rodoviários. O valor estimado é de R$ 8,6 milhões para o viaduto do bairro Belvedere e de R$ 27 milhões para o viaduto do bairro Profeta.