18 de abril de 2024 18:19

Rua brasileira está entre as mais ‘inesquecíveis’ do mundo

Caminhar pela Rua Direta, em Ouro Preto (MG), é uma viagem de volta ao passado

Existem lugares por onde passamos que jamais esquecemos. E é comum, quando se está explorando um destino, andar por ruas que carregam histórias, despertam curiosidade, enchem os olhos pela beleza ou que são instagramáveis –ou, quem sabe, tudo isso junto.

Levantamento realizado pelo site Booking.com recentemente revelou uma lista com as seis ruas mundo afora que valem a visita. E, para variar, tem brasileiro na parada.

Rua Direita de Ouro Preto é palco de tradições da cidade históricaCréditos: Pedro Vilela/MTur

Rua Direita de Ouro Preto é palco de tradições da cidade histórica

A rua Conde de Bobadela, a famosa rua Direita da cidade histórica de Ouro Preto, é a única representante nacional da lista das ruas “mais inesquecíveis do mundo”.

O ranking destaca a rua como uma das mais inesquecíveis para os turistas e destino perfeito para quem quer postar fotos da viagem em suas redes sociais.

A via preserva a arquitetura colonial da cidade, com restaurantes, cafés e lojas de artesanato em casarões que são um verdadeiro charme.

Os casarios históricos de Ouro Preto, em Minas GeraisCréditos: luoman/iStock

Os casarios históricos de Ouro Preto, em Minas Gerais

É lá, também, onde se encontra o Museu da Inconfidência. Na ladeira que dá curvas a essa via, os turistas encontram a Pousada Solar da Ópera, uma acomodação encantadora situada em um edifício do século XIX que apresenta uma bela decoração colonial. Quem já ficou por lá, afirma que a propriedade é super bem localizada.

A “Rua Direita” de Preto

A Rua Conde de Bobadela ganhou popularmente o nome de Rua Direita, porque essa era referência comum às ruas que ficavam à direita da principal igreja da cidade.

No passado, esses endereços eram habitadas pela aristocracia local. O mesmo pode ser visto em outras cidades como Mariana e São João Del Rei.

Casa onde morou o artista barroca AleijadinhoCréditos: Pedro Vilela/MTur

Casa onde morou o artista barroca Aleijadinho

Entretanto, o nome Conde de Bobadela é uma homenagem a António Gomes Freire de Andrade, que foi governador da capitania do Rio de Janeiro durante os anos de 1733 e 1763.

Ele foi o primeiro a carregar o título de “Conde de Bobadela”, instituído pelo então rei José I de Portugal em 1758.

De acordo com o Booking, 82% dos brasileiros afirmam que lugares bonitos, que rendem posts nas mídias sociais e são “instagramáveis”, se tornam um fator que impacta na decisão de um destino de viagem, como é o caso da cidade mineira.

As outras ruas que figuram entre as mais belas e memoráveis são a Duval Street, nos Estados Unidos, a Rua Caminito, em Buenos Aires, a Spiegelgracht, em Amsterdã, a Via Celio Vibenna, em Roma e a Yonge Street em Toronto.

FONTE CATRACA LIVRE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade