A vacina da Covid desta empresa está sendo alvo de ações judiciais. Veja o que alegam os indivíduos e entenda o caso.
A vacina da Covid desta empresa está sendo alvo de ações judiciais movidas pela população. Dessa forma, os cidadãos buscam indenização por alegarem que a vacina causou danos permanentes e duradouros à saúde.
O alvo da ação é a BioNTech, que produziu em massa as fórmulas para a vacinação da população alemã. Com sede em Mogúncia, a empresa enfrentou, na última segunda-feira (12), sua primeira audiência sobre o caso.
O primeiro caso é de uma médica de meia idade, que está pedindo cerca de 150 mil euros (algo em torno de R$ 787 mil) em danos. Seus sintomas, que incluem arritmia cardíaca e névoa cerebral, começaram a acontecer após a vacina da Covid.
Veja mais casos que pediram indenização
O caso acima é apenas um dos mais de cem pedidos de indenização, que chegam até a 1 milhão de euros. Todas as ações estão divididas em duas sociedades de advogados: a Rogert & Ulbrich e a Cäsar-Preller. A primeira tem sede em Düsseldorf e, a segunda, em Wiesbaden.
Dessa forma, a Alemanha representa o maior índice de pedidos de indenização em todos os países que receberam doses da vacina dessa empresa. Como a BioNTech proporcionou 3/4 das 224 milhões de doses da vacina da Covid, em colaboração com Pfizer, ela está sendo o maior alvo e centro das reivindicações.
A BioNTech foi uma das pioneiras no uso de RNA mensageiro nas vacinas. No entanto, a empresa de produtos farmacêuticos afirma estar segura de que todos os casos serão arquivados.
A vacina da Covid pode ter efeitos colaterais?
De acordo com o primeiro caso, mencionado anteriormente, a paciente afirmou que havia sofrido alguns danos não especificados, além de:
- Dores na parte superior do corpo;
- Inchaço nas extremidades do corpo;
- Problemas com o sono;
- Névoa cerebral;
- Fadiga;
- Arritmia.
No entanto, na bula da vacina da Covid-19, está claro que existem casos muito raros de miocardite e pericardite. A BioNTech afirma, ainda, que está monitorando a segurança do imunizante, do qual mais de 2,6 bilhões de doses foram distribuídas por todo o mundo.
Por fim, é válido ressaltar que alguns outros efeitos colaterais adversos também estão identificados na bula do produto.
FONTE SEU CREDITO DIGITAL