27 de abril de 2024 21:24

Viaduto de R$ 46 milhões é alvo de polêmica: vereador questiona logística viária e propõe mão dupla

Orçado em R$46 milhões, o viaduto da Cachoeira, em Conselheiro Lafaiete (MG), já é alvo de questionamentos em torno de sua logística viária. Projetado para mão única, sentido centro a BR 040, a obra faz parte Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022, porém suscita dúvidas na trafegabilidade.

Previsto como a maior obra viária de Lafaiete, com 160 metros de extensão o viaduto, incluindo desapropriações, o elevado prevê mais segurança com o total fechamento da travessia mas o novo sistema viário ao seu entorno foi alvo de críticas do Vereador Renato Pelé (Podemos) na sessão da noite desta terça-feira (27).

Ao reconhecer a importância da obra para a fluidez e segurança do trânsito, ele lançou dúvidas pontuais como defendeu que o viaduto seja em mão dupla. Na segunda-feira (19) representantes da MRS, Ministério Público e da Prefeitura, entre os quais o Prefeito Mário Marcus (União Brasil) estiveram reunidos para discutir a viabilidade da obra e seus impactos no trânsito.

Segundo Renato, um dos pontos principais discutidos na reunião foi sobre a infraestrutura do viaduto. “Sabe-se que inicialmente ele terá duas pistas de via única. Contudo, é de competência do município decidir sobre o trânsito local, então é possível posteriormente alterar o trânsito para ser mão dupla. Assim fica o questionamento se o viaduto terá infraestrutura para suportar o alto tráfego de veículo se for mão dupla? Os profissionais da MRS falaram que o viaduto está sendo projetado conforme as normas técnicas”, pontuou.

Porém a principal dúvida é sobre o fluxo de trânsito de quem chega a Lafaiete e precisa acessar o Cachoeira e região, como também de que sai de Lafaiete sentido BR 040 e necessitaria voltar ao bairro. Em ambos os casos, o que demandaria voltar ao centro, causando mais tráfego.

“Mas infelizmente outros questionamentos não foram respondidos durante a reunião, sendo que foi acordado o envio de ofício questionando a respeito do trânsito local, sendo um deles: o trânsito que sai do viaduto com a intenção e ir ao centro da cidade, vai encontrar os veículos que chegam na cidade pela BR 040, como será resolvida a  demanda? Infelizmente grande mudança não agradará todos, sempre haverá àquele que se sentirá prejudicado ou no prejuízo, e se este for o caso de algum munícipe é possível recorrer a via judicial”, assinalou Pelé.

Renato informou que a passagem de nível será aberta para pedestres e ciclistas, como também a permanência da passarela

O vereador disse que estão realizados estudos para a viabilidade de distribuir o trânsito para evitar o congestionamento na Praça dos Trabalhadores, no Bairro Areal, no horário de pico, sendo uma das soluções a orientação para os motoristas entrarem na cidade pelo bairro São Benedito. “Isso vai impactar neste bairro e na passagem de nível existente”, considerou.

Nossa reportagem enviou questionamentos ao Ministério Público, Prefeitura e MRS e aguarda as respostas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade