27 de abril de 2024 19:44

7 destinos ideais para quem quer conhecer as melhores trilhas do mundo 

Cidades de todo o mundo foram indicadas pela Booking para os aventureiros

Em uma pesquisa da Booking, mais da metade (55%) dos brasileiros afirmou que manter o corpo ativo é uma motivação pessoal para viajar. Pensando nisso, a plataforma compilou uma lista de algumas das trilhas mais surpreendentes ao redor do mundo. Do poderoso Monte Kilimanjaro, na África, aos Himalaias, na Índia, todos esses destinos oferecem experiências inesquecíveis para aventureiros de todos os níveis de condicionamento físico — e viagens dos sonhos. Confira:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás, Brasil

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocupa uma área de mais 240.000 hectares entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança no interior de Goiás. Ao todo, são quatro trilhas oficiais que compõem o percurso com cores específicas para cada uma, com diferentes níveis de dificuldade. 

A Trilha da Seriema é o circuito mais fácil, as Trilhas dos Saltos e dos Cânions são as mais famosas, enquanto a Trilha das Sete Quedas tem um grau dificuldade um pouco maior, com possibilidade de pernoite em camping à beira do Rio Preto, onde está localizada a Cachoeira das 7 Quedas. Todas as trilhas têm paisagens de belezas naturais exuberantes, com cachoeiras, lagos, nascentes e uma imensa variedade de fauna e flora, sendo difícil escolher a mais bonita.

Monte Kilimanjaro em Arusha, Tanzânia

O Monte Kilimanjaro, no norte da Tanzânia, é uma maravilha da natureza. O lugar é um dos sete picos do mundo e a montanha independente mais alta do globo, com 5.895 metros acima do nível do mar. O viajante pode fazer uma caminhada de um dia ou percorrer uma distância de 56 km durante cinco a sete dias para chegar ao cume. Há várias trilhas diferentes para encarar esse desafio, todas repletas de vistas incríveis e vida selvagem. 

A cidade de Arusha está localizada na base do vulcão Monte Meru e é uma porta de entrada para o Kilimanjaro e vários parques de safári. Para quem prefere uma caminhada mais tranquila com uma dose cultural, vale a pena reservar um passeio com cachoeira e café saindo de Moshi, para conhecer a Cachoeira Materuni, a cultura do café e a vida local da tribo Chagga, no sopé do Monte Kilimanjaro.

Springer Mountain em Ellijay, Estados Unidos

Springer Mountain é um dos destinos de caminhada mais famosos da Geórgia. Suas colinas rochosas dão lugar a belas vistas da cordilheira Blue Ridge ao redor. A Appalachian Trail começa no pico e é uma das trilhas mais longas do mundo, levando caminhantes por 14 estados, da Geórgia ao Maine, em uma jornada de cinco a sete meses. A caminhada completa abrange mais de 3.200 Km, passando principalmente pela natureza selvagem. No entanto, é possível percorrer partes do trajeto em todos os estados pelos quais ele passa. Considerada uma rota moderadamente desafiadora, a trilha circular de 16,1 km até o cume da Springer Mountain é ideal para mochilão, observação de pássaros e camping. 

Além disso, viajantes podem desfrutar da solidão nos momentos mais calmos do dia. A trilha fica aberta o ano todo e é linda em todas as estações, apresentando flores silvestres no verão e tons coloridos no outono e inverno. Cães também são bem-vindos e podem ficar sem coleira em algumas áreas. Essa é uma ótima notícia para 74% dos viajantes brasileiros que desejam planejar suas viagens pensando nas necessidades dos seus animais de estimação.  

Nagarkot Trail em Katmandu, Nepal

A fácil caminhada pela natureza de Nagarkot é uma das trilhas curtas mais famosas no vale de Katmandu. A rota percorre o vilarejo de Nagarkot, passando por colinas, florestas e campos de flores de mostarda. O viajante passará por fazendas de tijolos de barro nas aldeias de Tamang até a torre de observação de Nagarkot. Como recompensa, é possível apreciar as vistas panorâmicas das montanhas nevadas do Himalaia e o nascer do sol do Monte Everest. O aroma da floresta cheia de pinheiros e rododendros torna a subida ainda mais agradável. 

Circuito Toubkal em Asni, Marrocos

As Montanhas do Atlas do Marrocos possuem o cume mais alto do norte da África, com 4.167 metros acima do nível do mar, e o Circuito de Toubkal é uma trilha que contorna o pico. Apresentando uma das melhores caminhadas de vários dias da África, essa trilha de 60 km atravessa vales de oásis, passagens de montanhas e cordilheiras panorâmicas. É possível ainda conhecer o segundo pico mais alto da África, o Monte Toubkal, em um passeio guiado pelo Alto Atlas e Deserto de Agafay, para descobrir cascatas e mergulhar na cultura berbere, visitando uma comunidade nativa para tomar chá.

Mae Salong Tea Trail em Mae Salong Nai, Tailândia

O Boucle Mae Salong fica no norte da Tailândia, onde o viajante pode conhecer uma trilha de 3,1 km, perto de Chiang Rai. Essa rota fácil e gratificante, começa em Ban Mai Snati e atravessa trechos de florestas e plantações de chá no vale, e a melhor época para visitá-la é de novembro a fevereiro. Há vários tipos de plantas e vida selvagem para observar ao longo do caminho. Além disso, é possível experimentar as folhas mergulhadas na água para tomar um chá refrescante, feito pelos habitantes locais. Os viajantes têm a opção de percorrer o trajeto por conta própria ou vivenciar essa aventura com um guia local. 

Os Himalaias em Mukteshwar, Índia

Os Himalaias formam a cordilheira mais alta do mundo, conhecida por seus picos íngremes e geleiras de montanha, que se estendem pela porção nordeste da Índia. Cobrindo mais de 2.400 Km e passando por Paquistão, Afeganistão, China, Butão e Nepal, a cordilheira conta com o pico mais alto da Terra, o Monte Everest. Ricos em biodiversidade, os climas variam de tropicais, na base das montanhas, até neve e gelo perenes nas altitudes mais altas. 

Situado no sopé da cordilheira na Índia, o vilarejo de Mukteshwar é um famoso destino de trekking para viajantes. A região é abençoada com algumas das vistas mais espetaculares do Himalaia. As florestas e as casinhas de pedra dão à vila uma identidade única e permitem que viajantes conheçam de perto os Himalaias sem precisar caminhar por dias ou dirigir por terrenos perigosos. Mukteshwar tem excelentes rotas de caminhada de vários dias para todos os níveis, como as famosas trilhas pelo templo e pelo riacho de Padampuri.

FONTE AGORAMT

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade