27 de abril de 2024 15:11

Festival de Corais encantou Lafaiete na vigésima edição

Terminou no final de semana a vigésima edição do Festival de Corais Encanta Lafaiete, que trouxe para a cidade grandes corais que fizeram belíssimas apresentações. Após um tempo de inatividade, o Festival de Corais “Encanta Lafaiete”, LEI Nº 4940, DE 17 de abril de 2007, com o indispensável apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da FEMICOR – Federação Mineira de Coros, viabilizando a participação dos mesmos, resplandeceu e emocionou o público. Foram duas semanas (11 a 29 de outubro), de diversidade musical, com grandes corais, maestros renomados e músicos de excelência.
Um bom público se fez presente aos concertos, além dos expectadores, via transmissões pelas redes sociais (Instagram e Youtube). A cidade se encantou com a pluralidade apresentada pelos coros: Ars Nova da UFMG – Belo Horizonte; Veritas, de Carandaí; Tom Maior, de Mariana; Espírita Vinha de Luz, de Ouro Branco; Amantes da Música, de Niterói – RJ; Monlevade de João Monlevade; Canarinhos de Itabirito; Una Voz de Itaúna; IFMG de Ouro Preto, além do Coral de Meninas e Meninos Cantores do Projeto Roda Moinho. Somaram-se a esses, a MPB de Elizete Aleixo e Tuca Boelsums; Violão erudito por Luís Albanese; a música lírica na voz de Aline Lobão e piano de Paulo Borges. De Lafaiete ainda tivemos participações especiais de Márcia Assis e Matheus Baeta, da Escola Vivace; Léo Cassilhas ao Violino; Éder Tavares e Lídia Marzano no Piano.

Os eventos tiveram como palco, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, O Solar Barão de Suaçuí, o Teatro Municipal Placidina de Queiróz, a Igreja de Santo Antônio, o Museu da Estação Ferroviária e a escadaria da Matriz.
De acordo com o Maestro Geraldo Vasconcelos do Coral Madrigal Roda Viva, ouvindo os Maestros, cantores e significativa parcela do público, o festival, ultrapassou, e muito, as fronteiras do bom entretenimento. Os repertórios apresentados por todos que ascenderam os palcos, continham nas densas, porém ternas harmonias, aliadas à finas e rebuscadas literaturas de muita empatia, um elevado poder de cura. Afinal, “a alegria é resistência, porque ela não se rende. A alegria como potência de vida nos leva a lugares onde a tristeza jamais alcançará”.

O Festival que teve o seu início com a excelência artística do Ars Nova da UFMG, um dos mais importantes corais do mundo e de uma riquíssima trajetória, encerrou com grandes emoções, no Teatro Municipal, onde a beleza e a empatia abraçaram sonoramente, a todos. Após a apresentação dos corais no sábado à noite, foram feitas duas homenagens, a primeira ao do Coral Madrigal Roda Viva para o Maestro Geraldo Vasconcelos. Em seguida, a Casa do Teatro anunciou que o Maestro Geraldo Vasconcelos, merecidamente, será o homenageado do Festival de Artes Cênicas – FACE no ano de 2024. Desta forma, o ano de 2024 será duplamente importante para a música na cidade, com a realização do próximo Encanta Lafaiete e do Festival de Artes Cênicas que ressalta a música no meio cultural.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade