28 de abril de 2024 01:31

OMS classificará adoçante de Coca Zero como potencial cancerígeno

Segundo a agência “Reuters”, o aspartame, usado para adoçar produtos artificialmente, deve entrar na lista de risco em julho

A IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, na sigla em inglês), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), vai classificar um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo como potencial cancerígeno. A informação é da agência Reuters, que conversou com pessoas ligadas ao órgão.

O aspartame é usado em produtos como a Coca-Cola Zero e em chicletes da marca Mars. Conforme a Reuters, a decisão foi tomada depois de uma reunião de especialistas externos. O grupo é responsável por avaliar se uma substância representa potencial perigo com base em todas as evidências publicadas.

A classificação não diz a quantidade que pode ser ingerida com segurança. Essa informação cabe ao JECFA, o comitê internacional de especialistas científicos administrado conjuntamente pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS.

De acordo com a Reuters, o JECFA também está analisando as consequências do uso do aspartame e deve anunciar suas conclusões no mesmo dia em que a IARC tornará pública a classificação: 14 de julho.

Um porta-voz da IARC disse que os detalhes do caso eram confidenciais. Ele afirmou que as conclusões representam “o 1º passo fundamental para entender a carcinogenicidade” do adoçante.

Já a secretária-geral da ISA (Associação Internacional de Adoçantes, na sigla em inglês), Frances Hunt-Wood, disse à agência que tem “sérias preocupações com a revisão da IARC” e que a mudança “pode enganar os consumidores”. A Coca-Cola é uma das associadas ao órgão.

“A IARC não é um órgão de segurança alimentar e sua revisão do aspartame não é cientificamente ampla e é majoritariamente baseada em pesquisas desacreditas”, afirmou o secretário.

FONTE PODER 360

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade