×

Terceiro lote à vista: Descubra quando o IR devolverá o seu dinheiro

Como é de conhecimento comum, o Imposto de Renda é um tributo cobrado pelo Governo Federal sobre os rendimentos das pessoas físicas e jurídicas. Todos os anos, os contribuintes devem declarar seus rendimentos e despesas à Receita Federal, que calcula o valor do imposto devido.

Acontece que nem sempre o valor pago ao longo do ano corresponde ao valor devido, podendo haver diferenças a favor ou contra o contribuinte. É exatamente por isso que existe a restituição — ou a cobrança — do Imposto de Renda.

O que é a restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda é o direito que todos os contribuintes têm de receber de volta a diferença entre o valor pago e o valor devido, quando este for inferior. A restituição é liberada em lotes mensais, seguindo a ordem de entrega da declaração e algumas prioridades legais determinadas, novidade dessa última edição.

Neste ano, a Receita Federal organizou cinco lotes para pagamentos das restituições aos contribuintes que tiverem o direito, seguindo, como mencionado, a ordem de entrega e prioridades, como aqueles que optaram por receber via PIX. Abaixo, confira o calendário completo:

  • 1º lote: pagamento em 31 de maio;
  • 2º lote: pagamento em 30 de junho;
  • 3º lote: pagamento em 31 de julho;
  • 4º lote: pagamento em 31 de agosto;
  • 5º lote: pagamento em 29 de setembro.

Como as consultas referentes ao pagamento da restituição são liberadas uma semana antes do pagamento, neste mês de julho será possível conferir se você está no terceiro lote ou não a partir do dia 24 de julho, às 10h.

Caso tenha maiores dúvidas sobre como consultar o status ou sobre como os valores serão depositados, basta acessar o site da Receita Federal.  

Lembre-se de conferir assim que possível se o seu nome está presente no terceiro lote da restituição, caso tenha direito e ainda não tenha recebido os valores.  

FONTE CAPITALIST

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp