2 de maio de 2024 18:48

Bacuri: O novo ‘Açaí’? A estrela do cerrado promete

bacuri é uma fruta típica do Norte brasileiro e bastante utilizada na hora de produzir sorvetes e diferentes tipos de doces. Segundo Urano de Carvalho, engenheiro agrônomo da Embrapa:

Depois do açaí e do cupuaçu, que já conquistaram grande parte do mercado brasileiro, a próxima espécie que tem condições de ganhar novos mercados é o bacurizeiro.

No Pará, uma família percebeu o potencial nutricional e a versatilidade do fruto do bacuri, motivando-os a investir em seu cultivo, valorização e promoção.

A empreitada está sendo desenvolvida no município de Augusto Corrêa, onde adotaram práticas de cultivo sustentável do bacuri, gerando renda por meio das atividades de turismo rural, exportação e produção de doces variados.  

Uma das frutas mais populares do Norte brasileiro  

Hortência Osaqui, filha de Henrique Osaqui, assumiu a propriedade durante a década de 70 e relatou: “meu pai acreditava que essa floresta de bacuri poderia mudar a vida das pessoas”.

Atualmente, a família possui uma agroindústria instalada em sua propriedade, onde o bacuri é transformado em deliciosas geleias e doces. A exportação é assegurada para a Europa e também Estados Unidos.  

Dentro desse contexto, o turismo rural emergiu como um setor econômico relevante, proporcionando uma fonte adicional de receita durante a entressafra do bacuri, que se estende de maio a dezembro. No momento, essa atividade corresponde a 45% do faturamento total da fazenda.  

Sendo assim, os turistas podem até mesmo participar da colheita e tomar um “banho de floresta”, segundo a prática desenvolvida pelos japoneses, o hábito é capaz e diminuir os níveis de estresse.  

Onde podemos encontrar o bacuri?  

Você pode encontrar o fruto do bacuri em Belo Horizonte na barraca Costa Comércio de Frutas, localizada no Mercado Central. A barraca fica aberta de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos e feriados, das 8h às 13h. Essa é uma ótima chance de adquirir o bacuri em diferentes horários.  

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade