2 de maio de 2024 05:23

Adeus, cartões! O futuro chegou e ele tem um novo nome

O futuro é uma eterna caixinha de surpresas. Como dizia aquela famosa música do brilhante cantor e compositor Toquinho: “O futuro é uma astronave que tentamos pilotar. Não tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar.”

Entretanto, através de alguns indicativos, nós podemos criar projeções do que está por vir e, inclusive, nos prepararmos para as inevitáveis mudanças que chegarão. Portanto, saiba que os cartões de crédito podem, sim, virar coisa do passado, mas haverá um substituto para eles. Vamos descobrir mais?

Cartões de crédito ficarão ultrapassados em breve

Esse tipo de cartão é uma alternativa ao pagamento em dinheiro que se popularizou muito entre as mais diversas classes sociais. Isso se deu em grande parte devido à praticidade que a modalidade proporciona ao cliente.

Com essa praticidade, as pessoas não precisam ficar carregando grandes somas em dinheiro, o que dificulta a ação de marginais e ajuda a proteger o patrimônio e a segurança dos cidadãos. Tanto que, hoje em dia, é muito difícil encontrar um estabelecimento comercial que recuse pagamentos com cartões de crédito ou débito.

Outro fator que contribuiu para fortalecer o uso desses aparatos financeiros foi o surgimento e a popularização dos bancos digitais. Além de maiores vantagens e ausência de taxas cobradas normalmente pelas instituições físicas, tais instituições incentivam que seus correntistas diminuam a utilização do dinheiro vivo.

Logo, apesar de tantas vantagens, a tecnologia continua avançando e, com o passar do tempo, surgem sempre novas tendências. Atualmente, um número cada vez maior de pessoas está usando carteiras eletrônicas que são acessadas via aplicativos.

Uma vez que esse modelo se popularize de modo a ser adotado pela maior parte da população, a tendência é que os cartões de crédito comecem a ser deixados de lado, até cair no mais completo esquecimento. Lembrando que esse processo ainda pode levar algumas décadas.

E, é claro, as empresas e os bancos já sacaram essa “jogada” e cada vez mais estão investindo na adaptação tecnológica dos seus produtos. Por exemplo, a Visa tem liderado o processo de “tokenização” de ativos, ou seja, está convertendo valores físicos em objetos digitais.

Tal processo só mostra que a digitalização é inevitável e praticamente um caminho sem volta. Portanto, meios de pagamento rápido e instantâneo, como o PIX, provavelmente irão continuar na ativa, enquanto outros provavelmente deixarão de existir.

Resumindo, não estranhe se a digitalização tomar cada vez mais espaço na área financeira. Aliás, é melhor já ir se acostumando a ouvir palavras como token, blockchain, criptoativo, digitalcoin, dentre outras, pois o vocabulário veio para ficar!

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade