28 de abril de 2024 00:22

Não use o celular no banheiro: é perigoso!

Pode parecer uma prática inofensiva e até mesmo conveniente, mas especialistas alertam que usar o celular no banheiro pode estar relacionado a um problema de saúde bastante incômodo e doloroso: as hemorroidas.

A permanência prolongada no vaso sanitário durante as atividades relacionadas ao smartphone pode aumentar as chances de desenvolver essa condição desconfortável e, em casos mais graves, levar a um prolapso retal.

Entendendo as hemorroidas: veja como evitá-las

As hemorroidas são protuberâncias que se formam dentro ou ao redor do ânus devido ao aumento dos vasos sanguíneos. Elas podem ser externas, visíveis na borda do ânus, ou internas, localizadas acima do esfíncter anal, causando sintomas mais intensos.

Sentar no vaso sanitário por um longo período, especialmente em assentos duros, pode causar pressão no tecido hemorroidário, contribuindo para a inflamação e o inchaço das veias ao redor do reto e do ânus, aumentando assim a probabilidade de desenvolver hemorroidas.

O formato do assento do vaso sanitário exerce pressão adicional nessas áreas, tornando o uso do celular no banheiro uma prática de risco.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, que acompanhou cerca de 100 pacientes entre 16 e 65 anos durante sete meses, aqueles que costumavam levar o celular para o banheiro mostraram maior tendência a continuar fazendo força para evacuar, mesmo quando já não é necessário.

Esse esforço adicional durante a defecação pode dilatar os vasos sanguíneos das veias do reto, levando ao surgimento ou agravamento das hemorroidas.

Para evitar o risco de desenvolver hemorroidas, é fundamental adotar hábitos mais saudáveis no banheiro. Além de limitar o tempo no vaso sanitário a cerca de dez minutos por sessão para evitar o acúmulo de sangue nas veias retais, é essencial evitar o uso do celular durante o processo.

Além dos possíveis riscos de hemorroidas, essa prática também é anti-higiênica e pode expor o aparelho a bactérias e germes indesejados.

Caso sintomas de hemorroidas se manifestem, é fundamental buscar atendimento médico para uma avaliação adequada e o tratamento correto. Entre os sintomas mais comuns estão a coceira provocada pelo inchaço das veias, sangramento durante ou após a evacuação, dor ou ardor e a presença de saliências palpáveis no ânus.

Além do uso do celular no banheiro, outros fatores de risco podem aumentar a probabilidade de desenvolver hemorroidas, como a constipação crônica e o esforço excessivo durante a evacuação.

Gravidez, obesidade, sedentarismo e uma dieta pobre em fibras também podem contribuir para o surgimento da condição. Em alguns casos, histórico familiar de hemorroidas pode indicar predisposição para a doença.

O tratamento para hemorroidas pode incluir o uso de cremes tópicos e supositórios contendo hidrocortisona ou hamamélis para aliviar a dor e o inchaço. Aumentar a ingestão de água e fibras, melhorar os hábitos de higiene no banheiro e tomar banhos de assento também podem proporcionar alívio.

Nos casos mais graves, procedimentos médicos, como a hemorroidectomia, podem ser necessários. No entanto, é essencial que cada caso seja avaliado individualmente por um profissional de saúde para determinar o tratamento mais adequado.

Portanto, é hora de repensar nossos hábitos no banheiro e conscientizar-nos sobre os possíveis riscos associados ao uso do celular nesse momento. Ao adotar medidas preventivas e hábitos saudáveis, podemos reduzir as chances de desenvolver hemorroidas e garantir uma melhor qualidade de vida.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade