28 de abril de 2024 01:11

Santo Antônio de Pirapetinga celebra 237º Jubileu do Bom Jesus do Bacalhau; evento é uma das maiores peregrinações de MG

Santuário do Senhor Bom Jesus terá programação extensa para peregrinos; muitas caravanas devem chegar ao distrito de Piranga nos próximos dias

O Santuário Arquidiocesano do Bom Jesus do Bacalhau, no distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, em Piranga, na Zona da Mata, a 170 km de Belo Horizonte, celebra, a partir de hoje (1) e vai até 15 de agosto, o 237° Jubileu do Bom Jesus. O tema deste ano é “O Bom Jesus nos chama a viver a vocação com graça e missão” e ressalta o 3º Ano Vocacional no Brasil.


“Para melhor rezar e refletir, vamos este ano ressaltar o tema do Ano Vocacional no Brasil, pois Bom Jesus é a razão de nossa vocação como graça e missão. É o próprio Senhor que faz nosso coração arder por sua palavra e colocar nossos pés a caminho da missão de anunciar o Evangelho a todas as criaturas”, explica o padre Reginaldo Coelho, reitor do santuário e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piranga.


Igreja passou por pintura externa e recuperação do forro do altar-mor

Em clima festivo, os romeiros e devotos contarão com uma programação extensa. Antes mesmo da abertura, algumas atividades acontecerão no distrito. No dia 30 de julho, ocorre a tradicional Cavalgada da Fé, em sua terceira edição, seguida de missa para os cavaleiros às 13h. No dia 31 de julho, será celebrada missa para o Conselho Administrativo e demais voluntários do santuário.


A abertura oficial do Jubileu será no dia 1 de agosto. Está prevista uma concentração dos romeiros e romeiras, às 18h, em frente à igreja de Santo Antônio e, em seguida, uma caminhada com a tradicional apresentação cultural que remonta às origens do Jubileu. Logo após, às 19h, uma celebração eucarística será presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.


Durante 15 dias, o vilarejo é tomado por romeiros oriundos de diversas regiões do Estado

Ao longo dos demais dias, de 2 a 14 de agosto, as celebrações das missas serão em sua maioria às 15h e às 19h, com exceção dos finais de semanas,  que terão horários durante todo o dia. Já no dia dedicado ao Bom Jesus, as celebrações acontecerão às 7h, 9h e 11h. O encerramento das festividades ocorrerá às 15h, com a bênção especial do Bom Jesus.


Neste ano, estão programadas muitas romarias de várias paróquias da arquidiocese ao Santuário do Bom Jesus.  Durante o 237º Jubileu do Senhor Bom Jesus do Bacalhau, haverá ainda o atendimento de confissões todos os dias. O Cantinho da Família no restaurante do Bom Jesus funcionará todos os dias e terá renda recertida para as obras de reforma do santuário. Haverá também, em alguns dias do jubileu, apresentações culturais.


O belíssimo Santuário Arquidiocesano do Bom Jesus do Bacalhau é cercado por casas para hospedar os romeiros


Santo Antônio do Pirapetinga é popularmente conhecido como Bacalhau. O nome do lugar é atribuído a José Bacalhau, o primeiro morador. O vilarejo guarda um tesouro, capaz de deixar o visitante boaquiaberto pelo cenário que se descortina à sua frente. No alto de uma colina, foi erguida um belíssimo santuário cercado de mistérios e circundada por casas para abrigar os romeiros na época de festa.


Reza a lenda que, no alto do morro, apareceu a imagem do Senhor Bom Jesus em tamanho real e talhada em madeira. Os moradores a colocaram na igreja do povoado, mas na manhã seguinte ela voltava para a colina. Como isso se repetia diversas vezes, eles decidiram erguer uma igreja no local para depositar a imagem. Hoje, o Cristo com um olho vesgo está na capela dos milagres, atrás do altar, voltada para o lugar onde morreram os bandeirantes.

A imagem do Senhor Bom Jesus, em tamanho real e talhada em madeira, é cercada de lendas


A região também foi palco de uma das batalhas da guerra dos Emboabas, o embate entre os bandeirantes e os portugueses, em 1708, em Cotia, pela exploração das minas de ouro.  No santuário, o artista Francisco Xavier Carneiro, um dos grandes nomes do rococó na ornamentação de igrejas, deixou uma obra-prima, a Paixão de Cristo no forro da nave principal. Recentemente, a igreja recebeu a pintura externa. O forro do altar-mor também foi restaurado. Além disso, os elementos artísticos, como altares e imagens, receberam uma limpeza técnica.


Santuário terá missas diárias durante o Jubileu

Serviço

O que: 237° Jubileu do Bom Jesus
Onde: Santo Antônio do Pirapetinga, distrito de Piranga
Quando: 1 a 15 de agosto
Informações e programação: acesse o link Jubileu do Bom Jesus.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade