27 de abril de 2024 19:52

Sorvete que pode causar câncer e erro grave em salgadinho: A retirada urgente de produtos pela Anvisa

CÂNCER: O que sorvete e salgadinho que acabou sendo retirado urgente do mercado

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por fazer o recolhimento dos alimentos que causam um risco potencial a saúde dos consumidores, como foi o caso do recall que aconteceu com o Sorvete HäagenDazs e o salgadinho Popcorners White Cheddar, da Pepsicow

Para vocês terem uma ideia, de janeiro de 2018 a julho de 2023, foram feitos 147 recolhimentos em todo o país, sendo 61 nos últimos 12 meses.

Dentre os alimentos recolhidos pela Anvisa podemos citar o recall que aconteceu com o Sorvete Häagen-Dazs, que foi retirado dos mercados, após a identificação de um potencial risco cancerígeno no aroma natural de baunilha desse alimento, de acordo com o site O Globo.

Sorvete Häagen-Dazs -Foto: Reprodução

Outro alimento retirado pela Anvisa foi o famoso salgadinho Popcorners White Cheddar, da Pepsicow, que foi removido por que a empresa não citou a advertência sobre os alergenos nos rótulos dos alimentos.

Salgadinho Popcorners White Cheddar, da Pepsicow – Foto: Reprodução

A Anvisa geralmente faz esse recall no caso de riscos no alimento, seja por nutrientes faltosos ou em excesso, aditivos que podem causar algum tipo de intoxicação ou desenvolvimento de doenças, fábricas que não seguem as boas práticas de higiene e identificação incorreta de ingrediente, fora do padrão sanitário brasileiro.

Como saber qual alimento está irregular?

Para que o consumidor saiba quais alimentos não devem ser comprados, o órgão oferece uma lista no site da Anvisa, onde é possível consultar uma lista de produtos com potencial risco.

FONTE O TV FOCO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade