3 de maio de 2024 06:29

Família decide desligar aparelhos que mantinham vivo menino hospitalizado após engasgar com salsicha

Decklan Hayward, de sete anos, estava no recreio da escola quando engasgou com um pedaço de salsicha, que o fez ficar sem oxigênio no cérebro por 20 minutos. Veja como evitar engasgos

No dia 19 de julho, o pequeno Decklan Hayward, de 7 anos, foi para a escola Glenroi Heights, em Nova Gales do Sul, Austrália, como fazia rotineiramente. Durante o recreio, porém, o menino se engasgou com um pedaço de salsicha, o que o fez ficar sem oxigênio no cérebro por 20 minutos e ter uma parada cardíaca. Desde então, ele tem estado ligado a aparelhos para sobreviver. Após os médicos concluírem que não há mais nada a ser feito pelo garoto, sua família decidiu desligar o equipamento de suporte à vida no dia 1º de agosto.

Depois de oito dias ligado a aparelhos para sobreviver, Decklan terá as máquinas desligadas no dia 1 de agosto — Foto: GoFundMe/Reprodução
Depois de oito dias ligado a aparelhos para sobreviver, Decklan terá as máquinas desligadas no dia 1 de agosto — Foto: GoFundMe/Reprodução

Assim que Decklan engasgou com o pedaço de alimento, paramédicos e funcionários da escola tentaram socorrê-lo para evitar o pior. Só que a salsicha ficou presa em suas vias respiratórias, o que fez Decklan ter extensos danos cerebrais, que foram diagnosticados quando o garoto australiano foi levado de avião para o Hospital Infantil de Westmead, em Sydney.

Desde então, ele vinha sendo mantido ligado a aparelhos para viver. Na última sexta-feira (28), a família de Decklan tomou a difícil decisão de desligar as máquinas, o que será feita no dia 1 de agosto. Para ajudar os pais Katie Hayward e Robbie, a tia do garotinho, Kaylah Hayward, criou uma página no GoFundMe para arrecadar $ 20.000 [o que equivale a aproximadamente R$ 95 mil na cotação atual] para ajudar sua irmã e cunhado.

“Infelizmente, depois de oito dias no suporte de vida, minha irmã Katie e Robbie tiveram que tomar uma decisão que nenhum pai deveria ter que tomar, que é deixar nosso menino abrir suas asas e ir com os anjos, na próxima semana”, escreveu Kaylah na descrição da página no GoFundMe. Até o momento, a família recebeu a doações totalizando $ 18 774 [o que equivale a aproximadamente R$ 89 mil na cotação atual].

Em uma postagem no Facebook, em 28 de julho, a diretora da escola Glenroi Heights, Tegan Davis, deixou uma mensagem de conforto para os pais Katie e Robbie. “Nossos pensamentos estão com a família de Decklan neste momento. Obrigado a nossa comunidade escolar por seu cuidado contínuo e apoio a Decklan e sua família”, escreveu Tegan.

Como evitar engasgos nas crianças pequenas?

Manobra de Heimlic
No caso do engasgo em crianças ou adultos, utiliza-se uma técnica chamada Manobra de Heimlich. Confira, abaixo, como é feita a Manobra de Heimlich.

Em crianças acima de 2 anos:
1) Posicione-se atrás da criança, sendo que ela fica de pé e o adulto ajoelhado.
2) Abrace a criança e apoie uma mão fechada na altura do estômago e a outra mão aberta apoiada sobre a mão fechada.

Em bebês:
1) Coloque o bebê de bruços apoiado no antebraço e com a cabeça virada para baixo.
2) Dê cinco tapas no meio das costas e entre os ombros não muito fortes
3) Se o engasgo persistir, o bebê deve ser virado de barriga para cima, sobre o outro antebraço, pressionando cinco vezes com os dois dedos indicadores no meio do peito do bebê, entre os dois mamilos.
4) Caso chore, vomite ou tussa, é sinal que conseguiu desengasgar. Se continuar engasgado, repita o procedimento até que consiga desengasgar.

FONTE REVISTA CRESCER

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade