27 de abril de 2024 15:08

PF desmantela grupo criminoso especializado em fraudar a CEF

Eles enviam e-mails falsos à Caixa Econômica Federal e conseguem a liberação do dinheiro.

Belo Horizonte – A Polícia Federal em Minas Gerais, com o apoio da Superintendência da PF no Espírito Santo, da Diretoria de Inteligência Policial e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública no Espírito Santo – SEJUS/ES, deflagrou na manhã de hoje, 9/8/23, a Operação “Fake Mail” com o objetivo de coibir a prática de crimes de fraude eletrônica em prejuízo da Caixa Econômica Federal – CEF.

Foram cumpridos 6 mandados de prisão preventiva, resultando em 5 presos até agora, e 6 mandados de busca e apreensão, tendo sido apreendidos cartões bancários, carro, entre outros, nas cidades de Domingos Martins/ES, Marechal Floriano/ES, Vila Velha/ES, Cariacica/ES e Betim/MG. Todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte/MG.

Investigações revelaram a fraude perpetrada por um grupo de pessoas especializado nesse tipo de crime por meio da internet. Eles enviam e-mail fraudulento à Caixa Econômica Federal contendo ofício fictício em nome de órgãos públicos solicitando a transferência de valores para a conta dos investigados. Após o recebimento do crédito da CEF, o dinheiro é movimentado entre diversas pessoas, em múltiplas camadas de contas bancárias, em variadas instituições financeiras, com o objetivo de dificultar a identificação e o rastreio dos valores.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de prisão e multa.

Comunicação Social

Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade