Lugares imperdíveis para conhecer em Minas Gerais: cidades mineiras revelam história, natureza e um charme especial que você precisa descobrir
Minas Gerais é um dos estados mais encantadores do Brasil. A terra que esbanja simpatia e muito pão de queijo quentinho reserva regiões perfeitas para quem aprecia um patrimônio histórico preservado, ecoturismo, paisagens exuberantes e atmosferas bucólicas para descansar. Duvida?
Confira 8 lugares imperdíveis para conhecer em Minas Gerais:
Carrancas
Carrancas é conhecida como a terra das cachoeiras e de fato oferece uma enorme gama de quedas d’Água. São mais de 60 atrativos naturais mapeados para visitação entre serras, grutas, poços e quedas d’água.
A pouco mais de 260 km da capital mineira, a cidade oferece aventura, mas também muita paz e sossego para quem não curte as boas doses de adrenalina. Cartão postal da cidade, a Cachoeira da Fumaça faz parte de um complexo que também inclui visitas a Cachoeira Véu da Noiva e Luciano.
Já a Cachoeira da Esmeralda conta com uma cor esverdeada e um poço refrescante para banho com muita natureza no entorno. Em outras palavras, um verdadeiro paraíso formado por diversas piscinas naturais.
Diamantina
Cidade que une belas paisagens naturais à muita história, Diamantina preserva muito do seu legado como uma das principais cidades históricas do Brasil.
Entre as principais atrações está a Casa Glória, um belo passadiço suspenso que une dois grandes casarões. Lá também se encontram abertas à visitação a Casa de Juscelino, onde viveu o ilustre JK e a Casa de Chica da Silva, que morou na cidade com sua família.
Em seguida, o passeio imperdível com diversas atrações naturais e bem próximo da cidade, o Parque Nacional do Biribiri reúne cachoeiras de fácil acesso ao visitante. Lá, estão duas belas cachoeiras acessadas por trilhas bem tranquilas, a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais.
Seguindo pela estrada, ao final do passeio, está a imperdível Biribiri, uma “vila fantasma” totalmente inabitada que guarda as construções de uma antiga fábrica de tecidos que ali funcionava.
Serra da Canastra
O Parque Nacional da Serra da Canastra fica a aproximadamente 400 km de Belo Horizonte. O local é certamente um paraíso para quem aprecia o turismo de aventura, e é repleto de belas paisagens naturais.
São dez cachoeiras abertas à visitação, sendo a Cascata d’Anta a com o acesso mais tranquilo. É lá também que se encontra a nascente do Rio São Francisco. Bem perto da Serra da Canastra está Capitólio, cidade base para quem pretende visitar o Lago de Furnas, conhecido como “Mar de Minas”.
É na Serra da Canastra onde se encontram também as fazendas produtoras dos queijos mais premiados do Brasil, não deixe passar a oportunidade de provar essa delícia regional.
Ibitipoca
O povoado de Conceição de Ibitipoca é a porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país, o Parque Nacional de Ibitipoca, que está localizado a cerca de 300 km de Belo Horizonte.
Repleto de belezas naturais, o preservado espaço possui trilhas sinalizadas que levam a paisagens belíssimas, como a famosa Janela do Céu, uma corredeira que segue por um cânion despencando em um paredão queda de 20 metros.
A trilha é puxada, mas há também outros trajetos que ão exigem tanto esforço, como o Pico do Peão, a Prainha, a Gruta dos Viajantes e o Lago dos Espelhos.
Serra do Cipó
A apenas 100 km de Belo Horizonte está o Parque Nacional da Serra do Cipó, um enorme espaço com muita natureza preservada e com diversas trilhas traçadas para visitação que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.
A porta de entrada para a reserva é o distrito Serra do Cipó, que pertence a cidadezinha de Santana do Riacho. A Cachoeira das Congonhas, com 20 metros de altura, é famosa pelo rapel praticado em sua queda.
Conheça também o Cânion das Bandeirinhas, com diversos poços cercados por pedras.
Tiradentes
Uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil, Tiradentes é um chame só. Com um clima aconchegante e romântico, é perfeita para uma cainhada pelo seu Centro Histórico e aproveitar a boa gastronomia do local.
A Igreja Matriz de Santo Antônio reserva as belezas da arte barroca brasileira. Já o Museu Casa Padre Toledo permite se aprofundar melhor na história do inconfidente que leva o nome da cidade. Não deixe de realizar o passeio de Maria Fumaça até a cidade vizinha, São João Del Rei.
Aiuruoca
O município de Aiuruoca, no sul do Estado, é um verdadeiro paraíso para quem curte ecoturismo. Para se ter uma ideia, são mais de 80 cachoeiras, além de diversos picos, montanhas, vales, serras bosques e um visual encantador.
As cachoeiras do Fundo, Deus-Me-Livre e das Fadas são perfeitas para se refrescar. No acesso a elas, realizado por trilhas, há paisagens lindas, cercadas por uma natureza exuberante. O destino também é perfeito para quem deseja descansar, já que a atmosfera tranquila junto às charmosas pousadas são um verdadeiro deleite à paz.
São Thomé das Letras
Famosa por sua atmosfera mística, São Tomé das Letras envolve muitos mistérios e lendas que fazem parte dos atrativos da cidade. Conhecida como a Cidade das Pedras, possui apenas 7 mil habitantes e um clima esotérico e despretensioso, mas que também guarda muita natureza e belezas naturais.
São Thomé possui diversas cachoeiras com poços perfeitos para banho, como a Eubiose, a do Flávio, a da Lua, a Véu de Noiva e Vale das Borboletas. A famosa Casa da Pirâmide é uma construção de pedra no topo da montanha, a 1450 metros de altura, que oferece uma visão privilegiada da região.
Ouro Preto
Um grande museu a céu aberto, Ouro Preto fez parte do caminho do ouro na Estrada Real, por isso guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos e atrações quase infindáveis por suas ruas e ladeiras.
Entre os lugares mais expressivos estão as belíssimas as igrejas que expõe obras de arte da fase barroca mineira como a Matriz Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis e Igreja Santa Efigênia dos Homens Pretos.
Ouro Preto também guarda museus que resgatam memórias importantes do nosso país, como o o Museu da Inconfidência e o Museu de Aleijadinho. Há também antigas minas de ouro abertas à visitação, como a Mina de Chico Rei.
FONTE GUIA VIAJAR MELHOR