27 de abril de 2024 22:25

Uma cidade fantasma só com mansões de luxo abandonadas: que lugar é esse?

Nas colinas de Shenyang, a quase 650 km a nordeste de Pequim, uma paisagem curiosa aguarda indefinidamente seus moradores e visitantes. Mas, afinal, que lugar é esse?

Assim como Burj Al Babas, na Turquia, esta cidade fantasma era, na verdade, um empreendimento imobiliário ambicioso que criaria a comunidade das State Guest Mansions (Mansões para Convidados de Estado, em tradução livre) — uma série de residências palacianas para a elite da sociedade chinesa que começaram a ser erguidas em 2010.

No entanto, as 260 propriedades e villas com arcos, colunas e fachadas imponentes nunca chegaram a ser habitadas já que o Greenland Group, empresa que construía o projeto, as abandonou em 2012.

Segundo um trabalhador rural da região, identificado à AFP apenas como Guo, a causa da paralisação teria sido corrupção que levou, a certa altura, a um corte de fundos por parte do governo.

Além disso, medidas contra projetos irregulares também contribuíram para paralisar as obras. A empresa, contudo, não comentou a acusação.

Imagem: JADE GAO/AFP

Hoje, os residentes de seus entornos são animais: aves e algum gado são criados naqueles que seriam os jardins das mansões, assim como vegetais também são cultivados na região. Cães selvagens patrulham os espaços, que ainda são visitados por exploradores urbanos curiosos pelas mansões inacabadas.

Imagem: JADE GAO/AFP

Garagens funcionam como depósitos de equipamentos para quem cultiva as terras dali e modestas cercas guardam vacas. “Essas casas deveriam ter sido vendidas por milhões — mas os ricos não chegaram a comprar nenhuma delas”, contou Guo à AFP.

Imagem: JADE GAO/AFP

Seus interiores oferecem um contraste impressionante: poeiras e pichações convivem com pisos e colunas de mármores, lustres de cristal, tetos trabalhados, além de abóbadas e móveis embutidos.

Imagem: JADE GAO/AFP

Cidades fantasmas não são incomuns na China, segundo a Architectural Digest — 65 milhões de residências estariam abandonadas no país. Durante décadas, o setor imobiliário movimentava boa parte da economia chinesa e o governo incentivava grandes empreendimentos.

Imagem: JADE GAO/AFP

Mas o envelhecimento da população e o encarecimento das construções desequilibrou o mercado e resultou em cidades inteiras vazias.

Imagem: JADE GAO/AFP

Além disso, desde 2020, o governo de Xi Jinping tem tomado medida contra os empréstimos imobiliários desenfreados e a especulação. O resultado disso são construtoras abandonando projetos devido a dívidas.

Thames Town, cidade fantasma nos arredores de Xangai, na China Imagem: Huai-Chun Hsu/Creative Commons

Entre os exemplos mais comuns das cidades fantasmas do luxo decadente chinês está Kangbashi, a “cidade vazia” em Ordos.

Outro ângulo de Thames Town Imagem: Huai-Chun Hsu/Creative Commons

Mas talvez o mais impactante caso seja o de Thames Town, no subúrbio de Xangai, que imitava o estilo arquitetônico de Londres — e hoje segue praticamente abandonada.

FONTE UOL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade