28 de abril de 2024 15:13

26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes começa na próxima sexta (18)

Evento terá jantares especiais chefiados apenas por competentes e potentes chefs mulheres, mais de 200 atrações e espera levar cerca de 60 mil turistas à cidade histórica

Considerado o primeiro e um dos mais importantes festivais de gastronomia do país, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes tem previsão de levar cerca de 60 mil pessoas à cidade histórica a partir da próxima sexta-feira (18) até 27 de agosto com mais de 200 atrações, concentradas em três espaços: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras.

São 10 dias em que a gastronomia é protagonista na cidade. O festival é democrático e vai dos célebres Festins – jantares de alta gastronomia -, aos chefs preparando receitas em praça pública em seus estandes e nas Cozinhas ao vivo, passando por cursos e aulas nos espaços Conhecimento e Degustação, além da Mercearia Fartura com produtores de origem.

Shows e apresentações artísticas completam o cenário cultural.

Foto da edição 2022 do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes / @NereuJr / FARTURA

Nesta edição, estarão presentes chefs de todas as regiões do país. Entre eles: Mara Salles, Dani Martins, Morena Leite, Ieda de Matos, Flávia Quaresma, Claudia Krauspenhar, Roberta Sudbrack, Bruna Martins, Caetano Sobrinho, Rafael Pires, Andreza Luísa, André Paganini, Carol Fadel, Maria Clara Magalhães, Marcelo Haddad, Cristiano Seabra, Marina Lopes e Pedro Barbosa.

Entre as apresentações musicais, destacam-se: Eloá Gonçalves (SP), Carlos Ezequiel (SP), Samuel Pompeo (SP), Tato Mahfuz (SP), Everton Coroné, Bagatelas Quarteto, Adriana Araújo, InstruMetal, DJ Mcastro, DJ Thiagão e DJ Aída.

“Este ano a gente resgata algo que sempre foi o verdadeiro sentido da Plataforma Fartura: da origem ao prato. Isso é o que nos mobiliza, contar a história de toda uma cadeia que faz com que a gastronomia possa existir. E nesse resgate também olhamos para nossa origem. Vamos fazer um festival com a alma mineira acima de tudo. Mostrar que não só sabemos cozinhar, mas também recebemos como ninguém”, explica a curadora Carolina Daher.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura, lideradas pelas curadoras, a jornalista Carolina Daher e a chef Morena Leite, já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web.

Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

Vista aérea de Tiradentes – Minas Gerais / Nereu JR

A volta dos Festins Oficiais

Na 26ª edição, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes traz novidades ao público. A primeira delas é a volta dos grandes Festins oficiais. Há alguns anos eles vinham acontecendo em restaurantes. Em 2023 eles voltam para um grande salão, novo na cidade, o Espaço Raízes. Eles trazem novamente a cerimônia de um sofisticado menu harmonizado, com o ritual de todos os convidados sendo servidos simultaneamente.

Desta vez, serão quatro jantares chefiados por duplas de mulheres. Sempre uma veterana e uma chef da nova geração trocando técnicas e conhecimento. São elas: Mara Salles e Dani Martins; Morena Leite e Ieda de Matos; Flávia Quaresma e Claudia Krauspenhar; Roberta Sudbrack e Bruna Martins. Além dos jantares, elas também participam da programação do Festival ao longo dos dias.

A curadoria privilegiou mulheres por uma razão especial. “No ano em que perdemos Dona Nelsa, uma figura tão importante para a culinária mineira, resolvemos voltar com os grandes Festins homenageando grandes chefs que abriram caminho para tantas outras mulheres conquistarem seu espaço dentro da gastronomia”, conta Carolina.

  • 26º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
  • Data: de 18 a 27 de agosto
  • Local: Praça da Rodoviária, Santíssimo Resort e Largo das Forras – Tiradentes/MG / Mais informações: farturabrasil.com.br

FONTE CNN BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade