27 de abril de 2024 18:18

Vereadores aprovam requerimento para discutir instituições de longa permanência; Asilo Dr. Carlos Romeiro tem novo diretor e quer mobilizar a sociedade

A crise por que passa as instituições de longa permanência e especial o Asilo Dr. Carlos Romeiro, em Conselheiro Lafaiete (MG), motivou a Câmara aprovara um requerimento para a realização de uma reunião pública para discutir a situação das pessoas da terceira idade. A iniciativa foi do Vereador Pedro Américo (PT) cuja preocupação é mobilizar a sociedade para salvar as instituições em favor de mais qualidade e conforto dos assistidos. “Vamos convidar todos os envolvidos da sociedade civil, poder público, promotoria e segmentos organizados para buscarmos alternativas de sobrevida destas instituições que passam por uma turbulência. Precisamos com carinho e empatia para estas pessoas que não precisam nesta hora”, justificou.

O Vereador Sandro José (PROS) salientou que o poder público precisa se aproximar do Asilo Dr. Carlos Romeiro. “Ele pode fechar em definitivo, mas há uma nova diretoria que assumiu esta instituiçã com todo o louvor e coragem para resgatá-la. Lá existem 43 idosos. Não podemos simplesmente devolver estas pessoas para outro asilo. Eles criaram laços aqui e aqui devem permanecer. Precisamos que as promotorias atuem em favor dos idosos”, ponderou.

Nova diretoria

 Fundado em dezembro de 1976, a instituição passa que uma crise chegando a insolvência e acima de tudo sem prestar um serviço de qualidade aos idosos. Em dezembro do ano passado, o interventor do asilo, César Custódio da Silva, divulgou uma carta aberta relatando as dificuldades em manter em funcionamento a instituição. No documento direcionado a população, ele enumerou inúmeras irregularidades financeiras, administrativas, sanitárias, dívidas de mais de R$ 500 mil um déficit mensal de R$ 70 mil. Isso sem contar com as condições físicas precárias. O Conselho Nacional determinou um trabalho de apuração e fiscalização dos fatos e a intervenção administrativa para tentar reverter a situação.

O empresário Marco Aurélio e fisioterapeuta e voluntária, Amanda Caetano/REPRODUÇÃO

Há cerca de 80 dias, o empresário Marco Aurélio, com a aprovação da Sociedade São Vicente de Paulo, assumiu a gestão financeira e administrativa da instituição e trabalha com o propósito de resgate da credibilidade junto a sociedade, parceiros, fornecedores, funcionários e na esfera pública.

Ele já buscou o equilíbrio financeiro e sustentabilidade da instituição, com a renegociação das dívidas inclusive trabalhistas e limpar o nome da instituição. Em outra frente de ação, através de sua esposa, a fisioterapeuta e voluntária, Amanda Caetano, a instituição passa por uma criteriosa reorganização de sua estrutura interna com definição de funções e adequação de processos para os quase 50 funcionários. As novas mudanças quadro de profissionais serão capazes de melhorar o atendimento com uma nova dinâmica e moderna de trabalho e de métodos internos.

Paralelamente às ações internas e de gestão, Marco Aurélio já restabeleceu um diálogo franco e aberto com a prefeitura, uma das principais parceiras, e outros entes e parceiros, e pretende conversar com outros setores.

Pix e bazar

Amanda vem reestruturando o bazar beneficente que funciona na sede do asilo e vem recebendo doações de roupas e apetrechos para os asilados. O que não é útil é vendido e revertido na manutenção do asilo.

Quem quiser fazer sua doação ou contribuição financeira pode usar o pix do asilo e serão muito bem vinda. Pix:191772450001-17(CNPJ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade