Lista inclui até picapes e SUVs que chegam a custar menos que um carro popular novo
Em meio ao cenário econômico – em especial o da indústria automobilística com seus altos e baixos em meio a medidas provisórias do governo, paralisações, entre outras questões – comprar um carro nunca foi tão difícil como antes.
Atualmente, é preciso desembolsar R$ 70 mil para qualquer um dos populares novos mais baratos do Brasil: o Renault Kwid Zen ou o Fiat Mobi Like. Abaixo disso, só recorrendo ao segmento de usados que pode ser mais vantajoso ao consumidor.
E é aí que a estratégia pode valer muito a pena se você for daqueles que abre mão do cheirinho do carro novo. Com um pouco de sorte, ainda pode levar para a casa um modelo que foi pouco rodado e com a manutenção em dia.
Por isso, separamos 10 opções interessantes de veículos que custam menos que um modelo básico, zero km.
1 – Hyundai HB20 Comfort Style
A partir do ano 2014, um hatch desses pode ser encontrado por R$ 42.096, conforme a tabela da Fipe. Nesse valor, a opção é a Comfort Style equipada com motor flex de três cilindros 1.0 12V de 80/75 cv e câmbio manual de cinco marchas. Quer mais potência e conforto? Então a dica é a Comfort Style com propulsor 1.6 de quatro cilindros (128/122 cv) e transmissão automática de quatro velocidades cotada a R$ 47.930. I
Independentemente da motorização, o hatch traz vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, direção hidráulica, ar-condicionado, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade e rodas de liga leve de 14 polegadas.
2 – Honda Fit 1.5 EX
Até 2014, é possível encontrar exemplares bem equipados, ano em que foi lançada a terceira e última geração do monovolume. Tudo bem que ele saiu de linha, mas continua sendo muito bem cotado no mercado de usados. Tem motores 1.4 8V de 80 cv, 1.5 8V de 105 cv (primeira geração de 2003 a 2008), 1.4 16V de 101/100 cv e 1.5 16V de 116/115cv (segunda geração de 2009 a 2013) e opções de câmbio manual, automático (segunda geração) e CVT (primeira e terceira gerações).
Com preços que partem de R$ 21 mil e vai até R$ 50 mil, tudo vai depender do seu orçamento, pois todas têm excelente custo-benefício. De quebra, você ainda conta com o muito bem aproveitado espaço interno e o exclusivo sistema de rebatimento dos bancos (ULT).
3- Volkswagen Fox 1.6 Highline
Se você gosta de espaço, o Fox é o carro. O banco traseiro corre 15 centímetros sobre trilhos que faz a capacidade do porta-malas subir de 260 litros para 353 litros. Com o encosto e assento dobrados, vai para 1.016 litros.
Com tantas opções em quase 18 anos de vida, sugerimos a Highline, surgida a partir da linha 2015 cujo preço na tabela da Fipe é de R$ 47.605. Além de reestilizada, ela passou a vir com motor 1.6 MSI 16V de 120/110 cv e câmbio manual de seis marchas, tornando-se o primeiro VW nacional com esse recurso.
Vem ainda com direção elétrica, volante multifuncional, acabamento em couro, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), controle de assistência de partida em rampa (HHC), sistema de assistência à frenagem (BAS) e muito mais.
4- Fiat Grand Siena 1.6 16V Essence
O sedã da Fiat dá um banho em termos de espaço interno e porta-malas comparado a outros sedãs de segmentos maiores. São 520 litros, ou seja, 50 litros a mais que o do Corolla 11ª geração (470 litros) e 1 litro a mais que o do Civic 10ª geração (519 litros).
Custando R$ 46 mil um exemplar de 2018, o modelo possui o elogiado e moderno motor E.torQ 1.6 16V de 117/115 cv que traz como principal característica o alto torque em baixas rotações. São 16,8 kgfm abastecido com etanol e 16,2 kgfm com gasolina, ambos disponibilizados a 4.500 rpm.
Nessa versão, há desde os indispensáveis vidros/travas elétricas e direção hidráulica até computador de bordo, airbags frontais/laterais e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
5- Renault Duster 1.6 Hi-Flex 16V
O SUV da Renault foi lançado em 2011 com motores flex, 1.6 16V de 115/110 cv com câmbio manual de cinco marchas e 2.0 16V de 142/138 cv associado a uma transmissão automática de quatro velocidades como opcional.
Um dos trunfos está no porta-malas. São 475 litros, muito bem aproveitados considerando as dimensões: 4,31 m de comprimento, 2,67 m de entreeixos, 1,69 m de altura e 1,82 m de largura.
Dependendo da versão, é possível por menos de R$ 50 mil ser contemplado com a tração 4×4, como é o caso da Dynamique 4WD do ano 2013 cotado a R$ 48.372 na tabela da Fipe. Ela pode ser vista com o opcional dos bancos em couro, além dos itens de série como trio elétrico, ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina e freios ABS.
6- Fiat Strada 1.4/1.8 16V
Lançada no final de 1998 para tirar a paz da Saveiro, ela está entre os modelos mais vendidos, segundo o último levantamento da Fenabrave. De lá para cá, são muitas variedades de versões, configurações e motores. Dê preferência para os mais fortes como os E.torQ 1.8 16V de 132/130 cv e torque de 18,9/18,4 kgfm. Esta unidade foi disponibilizada a partir de 2011 para a versão Adventure Locker (Cabine Estendida ou Dupla) e Sporting (CE) e preços iniciais de R$ 46.200.
A CE tem caçamba com capacidade para 910 litros e a CD, 580 litros. Os propulsores 1.4 8V de 86/85 cv de potência e torque de 12,5/12,4 kgfm da versão Fire vão bem para trabalhos mais leves e tem valores a partir de R$ 35 mil. Com cabine simples, a vantagem é a capacidade da caçamba de 1.100 litros. Nesse caso, prefira as equipadas com ar-condicionado e direção hidráulica.
7 – Chevrolet Spin 1.8 8V LT/LTZ
É a única no segmento que pode transportar sete passageiros, no caso a versão topo de linha LTZ. Portanto, ela é a opção mais barata para quem quer investir em uma minivan que ainda é fabricada. Além dessa, há a mais simples LT que conta com opção para cinco passageiros. Seja qual for a opção, a versatilidade do modelo é notória. Tem porta-malas de excelentes 710 litros.
Ela surgiu em 2012 e havia só o motor 1.8 Econo.Flex (108/106 cv), com opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades. A dica é dar preferência aos modelos feitos a partir de 2016 que ganharam motor mais potente de 111/106 cv e câmbio manual de seis marchas; e podem ser encontrados por até R$ 50 mil.
8 – Volkswagen Jetta Variant 2.5
Se você é fã de peruas e não abre mão da esportividade, o modelo Variant do Jetta, importado do México para o Brasil em 2008, pode te agradar. Um exemplar de 2010 por ser visto por R$ 48.000.
A esportividade fica por conta do visual moderno até para os dias atuais e, claro, pelo motor de cinco cilindros de 2,5 litros de 170 cv a 5.000 rpm de potência e 24,5 kgfm a 4.250 rpm de torque. Casado com um câmbio automático de seis marchas, esta unidade “empurra” os quase 1.500 kg de peso do carro at
Outra característica marcante é o teto solar panorâmico disponível como opcional, lembrando que a Variant foi comercializada em versão única.
9- Chevrolet S10 Cabine Dupla
A opção com cabine dupla surgiu em 1997 e com tantas opções de acabamento e versões, com um orçamento de até R$ 50 mil a opção mais interessante é a versão 2.4 flex de 147/141 cv, lançada a partir de 2007. Se você não faz questão da potência de 192 cv das versões equipadas com motor V6, esta opção flexível pode ser uma boa alternativa.
A capacidade da caçamba é de 860 litros, ou seja, 16 litros a mais em relação a sua concorrente direta Ford Ranger.
Disponível com tração 4×2, esta versão é a mais simples da linha, mas pode ser encontrada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, freios ABS, dois airbags dianteiros (motorista e passageiro) e rodas de alumínio de 15 polegadas.
10- Toyota Corolla
Onde você vai encontrar agilidade, conforto, excelente pacote de itens de série, robustez mecânica, bom espaço interno e ainda por cima revenda fácil? Estamos falando do Corolla 10ª geração, que ainda é fácil encontrar por menos de R$ 50 mil.
Iniciada em 2008, já como modelo 2009, essa série trouxe porta-malas maior (470 litros contra 437 litros do antigo), bem maior que o do New Civic (340 litros).
Assim como as outras opções mais acessíveis, ela traz o mesmo motor flexível do modelo anterior, ou seja, o competente 1.8 VVTi de 136/132 cv e câmbio automático de quatro marchas.
Essa geração seguiu com as mesmas versões do Corolla mais antigo, incluindo a topo de linha SE-G. Conta com direção elétrica, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento e faróis de xenônio, além de quatro airbags.
FONTE AUTOO