28 de abril de 2024 05:26

Descobrimos as marcas e os donos das empresas de água mineral autuadas por infrações

Água mineral Santa Lúcia H2O e as marcas Caxangá, Paratibe e Estrela, envasadas no Recife e em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, são quatro das seis empresas autuadas na sexta-feira pela polícia por infrações sanitárias e fiscais.

As empresas não faziam a higiene adequada dos garrafões de 20 litros, deixando de usar detergentes, e não afixavam o selo de controle de qualidade exigido pela legislação. Os 12 donos foram autuados em flagrante por crimes contra as relações de consumo.

“Pureza e compromisso com a natureza”, promete no Instagram a água mineral Santa Lúcia. A empresa autuada fica na Estrada Sítio do Picapau Amarelo, em Paratibe, no município de Paulista, e seus donos são Ana Lúcia de Araújo e João Paulo Silva Martins.

Os três proprietários da água mineral Caxangá tocam a empresa na Avenida Joaquim Ribeiro, no bairro de Caxangá, no Recife. São Cley Albuquerque Couto da Silva, Eliene de Albuquerque Silva e Sebastião Fagundes de Albuquerque.

Apesar do nome, a água mineral Paratibe fica na BR-101 Norte, galpão B, em Jardim Paulista, em Paulista. Seus donos são Mércia Maria de Barros Barbosa e Milton Guerra Barbosa. Na Rua Mauriceia, no Janga, em Paulista, funciona a água mineral Estrela, de propriedade de Carlos Eurico de Oliveira e Márcia Maria Martins Magalhães de Oliveira.

Numa operação da Delegacia do Consumidor (Decon), com apoio do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), Procon, Secretaria estadual da Fazenda e a Vigilância Sanitária da Prefeitura do Recife, a chamada Operação Clean Water (água limpa, na tradução do inglês) flagrou também dívidas de ICMS de R$ 37 mil e falsificação de selos de controle fiscal.

“Vamos acabar com as fraudes no envasamento dos garrafões. Água é vida. E não podemos admitir que se comercializem água sem procedência, que pode matar a nossa população”, disse o delegado do consumidor, Hilton Lyra, chefe da operação, conforme noticiou o Diario de Pernambuco.

Você pediu e a gente mais uma vez contou tudo. Siga nosso Instagram @ricardoantunesblog e espalhe para os amigos. Jornalismo investigativo e independente somente aqui.

O Outro Lado

Um dos empresários citados informa não ser mais sócio da água mineral Santa Lúcia. Eis a íntegra de nota que João Paulo Silva Martins enviou ao Blog:

“Em respeito aos amigos e clientes, venho por meio dessa nota comunicar que, desde junho de 2022, não faço mais parte do corpo administrativo da Água Mineral Santa Lúcia, tendo solicitado, desde então, em vias judiciais, a dissolução societária. Não compactuo, assim, com qualquer irregularidade pela qual esta venha a ser punida. Mantenho-me à disposição das autoridades”.

Tentamos ouvir os outros empresários mencionados na reportagem, sem sucesso. A matéria poderá ser atualizada a qualquer momento.

 

FONTE RICARDO ANTUNES

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade