28 de abril de 2024 14:12

Renovação da CNH pode ter exame psicológico obrigatório

No mês de agosto, um projeto do Senado Federal foi aprovado, visando a realização do exame psicológico para os procedimentos de renovação da CNH.

Em agosto, o Projeto de Lei nº 98/2015 foi aprovado no Senado Federal, visando estabelecer o exame psicológico como procedimento obrigatório no processo de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Agora, o texto será analisado pela Câmara dos Deputados.

Caso a proposta receba o aval da segunda Casa Legistativa, o passo seguinte é a sanção presidencial. Se isso acontecer, a matéria passa a ser lei, e todos os brasileiros terão que ser aprovados nesse exame a fim de manter o documento de trânsito.

Sobretudo, espera-se melhorar a segurança nas estradas e ampliar a conscientização dos condutores a respeito da responsabilidade no trânsito. A medida prevê que todos os motoristas, independente da categoria da habilitação, passem pela avaliação psicológica ao solicitar a renovação da CNH.

Saiba mais informações a seguir e entenda como funcionará:

Como será o exame psicológico obrigatório na renovação da CNH?

A princípio, o exame psicológico era um procedimento aplicado somente nos casos de obtenção da primeira via da CNH, para avaliar os condutores em formação. No entanto, o novo projeto quer que os motoristas provem, na renovação do documento, que continuam tendo as condições psicológicas para lidar com as complexidades e situações de conduzir um automóvel.

Assim, poderão contribuir para um trânsito mais seguro, reduzindo os acidentes e comportamentos de risco nas vias públicas. Dessa maneira, espera-se aplicar o mesmo tipo de exame que é utilizado no processo de emissão da carteira de habilitação. Portanto, os candidatos terão que passar por uma avaliação de personalidade com um profissional habilitado.

Como funciona o exame psicológico da CNH?

Comumente, essa etapa é conduzida por examinadores de trânsito, psicólogos e especialistas no ramo de Psicologia do Trânsito. Durante esse exame psicológico da CNH, são analisados aspectos relacionados com:

  • concentração;
  • raciocínio lógico;
  • atenção imediata e de longo prazo;
  • memória;
  • reação e destreza.

Em todos os casos, o exame psicológico para tirar a CNH é aplicado em uma clínica credenciada pelo Detran da região do condutor. O procedimento envolve o agendamento com dia e hora da aplicação dos testes, de modo que o candidato à primeira habilitação, e à renovação caso o projeto vire lei, compareçam por conta própria para serem avaliados.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade