Projeto Roda Moinho é selecionado pelo “Criança Esperança”

Projeto “Esperançar e Transformar” será executado em 2024

O  Roda Moinho de Conselheiro Lafaiete foi aprovado no processo seletivo “Criança Esperança” 2023. A escolha é resultado de um trabalho árduo e sério desenvolvido há quase 30 anos pela entidade localizada no bairro Moinhos, que oferece apoio a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Na sede do projeto elas recebem apoio escolar, participam de oficinas e aulas de informática, dança e outros. Além de reforço alimentar com café, almoço e lanche.

As atividades acontecem em contraturno escolar e só são possíveis com a colaboração da sociedade através de dações. “Recebemos as doações da população, além de captação de recursos por meio de alguns projetos. Convidamos para que conheçam o Roda Moinho e se tornem dadores”, convida a diretora-presidente. Jacqueline Souza ressalta que o Roda Moinho é construído diariamente e coletivamente. “O projeto que agora comemoramos, por exemplo, teve início na gestão anterior, quando a presidente era a Regina de Morais Vieira. Foi dada sequência no trabalho e agora estamos sendo agraciados.

Criança Esperança

Aline exibe o projeto que foi aprovado

A assistente social, Aline Gonzaga Melo, elaborou o projeto que foi selecionado pelo ‘Criança Esperança’, uma iniciativa de mobilização social da TV Globo em parceria com a UNESCO,  que almeja transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

“No mês de novembro de 2022 fizemos a inscrição de acordo com os critérios estabelecidos no edital. As ações propostas tiveram como foco o enfrentamento da problemática relacionado a defasagem educacional, agravada pela pandemia da covid-19 associada ao aumento das desigualdades sociais que impactou a grande maioria dos estudantes, em especial os acometidos pelas vulnerabilidades sociais”.  Aline reforça que a seleção mostra que a solidariedade do brasileiro por meio das dações em dinheiro surte efeito e pode mudar o destino das crianças.

O projeto

Direção e funcionários trabalham diariamente pelo progresso do Roda Moinho

O projeto aprovado “Esperançar e Transformar” será executado no ano de 2024 beneficiando as crianças já atendidas pelo Roda Moinho. Serão financiadas pelo projeto “Criança Esperança” as oficinas de apoio ao “para casa”, reforço escolar e apoio aos trabalhos escolares. Também serão realizadas oficinas complementares de incentivo à leitura e poesia, cinema educativo e rodas de conversas. Ainda estão associados ao projeto a compra de alguns materiais de consumo e permanentes e materiais para as oficinas.

O valor a ser destinado pelo “Criança Esperança” poderá ser usado apenas para o projeto selecionado e pelo período de 12 meses. Por isso a direção tem a preocupação de um entendimento equivocado da população que possa refletir na queda das doações. “Este dinheiro é muito bem-vindo e fará a diferença. Mas precisamos esclarecer que ele tem um direcionamento único e um período curto. Por isso fazemos um apelo para que a população continue fazendo sus doações. Só assim conseguiremos seguir com este trabalho tão importante”, diz Jacqueline Souza.

Conheça o Roda Moinho

Instituição tem 29 anos de trabalho em Lafaiete

O Centro de Promoção da Criança e do Adolescente – Projeto Roda Moinho, foi criado em 27 de fevereiro de 1994 pela missionária da Congregação Nossa Senhora Menina irmã Anna Maria Maltase e pelo Arcebispo de Mariana Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Em um terreno doado pela Prefeitura l de Conselheiro Lafaiete e recursos doados pela fundação Kellog’s do Brasil, foram construídas as primeiras instalações que abririam portas ao programa de atendimento idealizado a partir de 1997.

Há 29 anos a instituição dá continuidade ao idealismo inicial e oferta Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através do Projeto Roda Moinho às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em caráter contínuo, de modo a garantir aquisições progressivas, de acordo com seu ciclo de vida prevenindo as situações de risco social.

Em sua maioria as famílias atendidas no Projeto Roda Moinho são numerosas, com grande contingente de crianças e adolescentes, renda inferior a dois salários mínimos, baixa escolaridade e defasagem de qualificação profissional. Dentro desse cenário o CEPROI por meio do Projeto Roda Moinho, visa prevenir situações de risco e vulnerabilidade social decorrentes da situação de pobreza, privação e fragilização, no município, investindo no desenvolvimento de potencialidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, na oportunidade de aquisições coletivas e individuais das crianças, adolescentes e suas famílias.

Seja um doador

Você pode realizar sua doação através do PIX: CNPJ: 00.083.459/0001-04

FONTE FATO REAL

, , , , , ,

Últimas Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade

© 2023 – Criado por  Dr. Hosting Brasil.