Se tratando de Legislativo Municipal, nenhuma outra família conquistou tantos mandatos quanto a família Laporte na política de Conselheiro Lafaiete (MG). Foram 10 mandatos com Alfredo Laporte, quatro com Benito Laporte e agora Giuseppe Laporte, eleito para seu primeiro mandato em 2020. Mesmo com três gerações na Câmara Municipal, tanto Alfredo Laporte quanto Benito Laporte tentaram trocar o Poder Legislativo pelo Poder Executivo Municipal, sem obterem êxito.
Credenciado pelo excelente resultado nas eleições de 2022, onde sua votação cresceu cerca de 1000% em relação a 2020 somado aos apoios que vem conquistando, Giusepe Laporte caminha firme na pretensão de ser o primeiro de sua família a ser eleito Prefeito Municipal.
Acompanhando o pai em todas suas três eleições e eleito três vezes, João Paulo Rezende, vem mantendo o legado de seu pai, totalizando seis mandatos legislativos consecutivos para a família e quatro mandatos na Presidência da Câmara. Antes de se eleger Vereador, ele atuou como assessor parlamentar dos ex Vereadores Wanderley Faria e Derly Aleixo, ambos do MDB, o que lhe deu experiência para chegar como líder do Governo, já em seu primeiro ano de mandato e se eleger Presidente da Câmara no terceiro.
Sua experiência e liderança no Legislativo Municipal fica evidente pelo fato de ter sido três anos Presidente da Câmara em três legislaturas diferentes e líder do Governo por seis anos, com dois Prefeitos diferentes.
Para 2024, seu nome vem sendo cogitado para a sucessão de Mário Marcus, seja como candidato governista ou independente, podendo até mesmo receber apoio da oposição. Sua aproximação com Giuseppe Laporte nas eleições de 2022, abre espaço para uma composição entre ambos, onde Giuseppe Laporte disputaria a Prefeitura tendo João Paulo como vice, não descartando o inverso.
Outro cenário seria ambos concorrerem como adversários, pois Giuseppe tem uma atuação mais oposicionista na Câmara e tende a contar como apoios dos Vereadores Vado Silva (DC) e Erivelto Jaime (PRD), como também do ex Prefeito Ivar Cerqueira. Já João Paulo pode viabilizar sua candidatura junto a nomes ligados a situação, como o Prefeito Mário Marcus, o ex Deputado Estadual e suplente de Deputado Federal Glycon Franco e do ex Prefeito Vicente Faria, além de alguns Vereadores governistas.
Mas caso ambos formem uma chapa e sejam eleitos, esta não será a primeira vez que dois candidatos da região do São Sebastião e adjacências se elegem Prefeito e Vice. Em 1988, Arnaldo Penna (PSDB) se elegeu Prefeito, tendo como Vice Zequinha Laporte (PL).