2 de maio de 2024 18:35

1º Jubileu reconhecido pelo Papa aconteceu em 1780, mas festa já era realizada anos antes

Há 243 anos acontece em Congonhas o Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos. Este tradicional festejo religioso do catolicismo foi oficialmente reconhecido e instituído pelo Papa Pio VI em 1779. O primeiro jubileu oficial ocorreu em 1780, mas a festa já existia alguns anos antes do reconhecimento pontifício.

De acordo com historiadores, a devoção ao Bom Jesus em terras congonhenses começou a se estabelecer em 1765, ano em que faleceu o minerador e explorador português Feliciano Mendes que trouxe esta devoção de Portugal. Possivelmente na década de 1750, Feliciano chegou ao “arraial das Congonhas do Campo” em busca de ouro e, na procura pela riqueza, acabou perdendo a saúde. Ele, então, recorreu à sua religiosidade e após se curar, tornou-se um ermitão e dedicou o restante de sua vida a divulgar sua cura e a coletar esmolas para a construção de um templo em honra ao Bom Jesus de Matosinhos.

O projeto de construção do futuro Santuário teve início em 1757. Feliciano fincou uma cruz no alto do morro Maranhão e construiu um abrigo onde colocou a imagem do Bom Jesus Crucificado. A construção da Capela do Bom Jesus teve início no Natal de 1759 quando foi celebrada a primeira missa no local. Em 1760, Feliciano Mendes encomendou em Portugal uma imagem do Bom Jesus que foi colocada no altar da capela dois anos depois.

Aos poucos, o número de peregrinos que vinham a Congonhas atraídos pelo relato da cura de Feliciano Mendes foi aumentando. Pessoas vinham de várias partes da província, esmolas eram enviadas até de outras capitanias e as celebrações em honra ao Bom Jesus que começaram de forma acanhada, foram recebendo um número cada vez maior de participantes com o passar dos anos.

Segundo o artigo do pesquisador André Candreva, “em setembro de 1775, durante as celebrações dedicadas ao Bom Jesus, Manoel Dias de Oliveira – um dos grandes músicos mineiros da época, foi contratado para tocar durante três dias da festa que daria origem ao tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. No ano de 1779 a festa já havia se consolidado quando o Papa Pio VI a oficializou e a transformou em um Jubileu, publicando uma série de brevês que concediam a possibilidade de se conseguir a indulgência plenária para o perdão das penas dos pecados cometidos pelos fiéis católicos”.

Em setembro de 1780 aconteceu o primeiro Jubileu oficial com a realização de várias missas festivas diárias e a presença de vários sacerdotes católicos. O fluxo de fiéis para o jubileu aumentou substancialmente no final do século 19 e início do século 20 com a inauguração de uma estação ferroviária no Distrito de Lobo Leite em 1886. Os trens de passageiros traziam milhares de pessoas diariamente para a tradicional festa, vindas de diversas partes do país.

Por Reinaldo Silva / Foto: Reprodução Internet

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade