27 de abril de 2024 21:38

Talvez você possa se aposentar ainda este ano e receber R$ 7.507,49 do INSS por mês; confira

Clique aqui para saber o que os segurados do INSS precisam ter para conseguir o teto da aposentadoria ainda este ano!

Depois da Reforma da Previdência, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem escolher entre algumas regras na hora de se aposentar. Entretanto, é necessário atenção com o cálculo utilizado para garantir o pagamento máximo da autarquia.

De acordo com a legislação atual, o INSS pode pagar, no máximo, R$ 7.507,49 de aposentadoria para os seus segurados. Contudo, como o órgão usou vários índices de correção financeira nos últimos anos, é muito complicado que alguém consiga receber o teto.

Além disso, conforme cálculos de advogados especializados na área é necessário um tempo de contribuição maior do que o exigido para alcançar tal valor. Assim, o trabalhador precisa ter algumas características específicas para atingir esse montante.

Cálculo da aposentadoria

A primeira coisa que é preciso avaliar, nesses casos, é o valor da contribuição do segurado. Se a arrecadação era em acima de um valor menor do que o teto do INSS, a pessoa não conseguirá o pagamento máximo.

As regras atuais da Previdência levam em consideração a média salarial das pessoas. Portanto, quem recebeu salários menores do que o teto durante a maior parte de sua vida não vai conseguir receber esse valor depois de aposentar.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Basicamente, o segurado do INSS vai receber 60% do valor de sua média salarial + 2% por ano a mais de contribuição. No caso dos homens isso acontece depois dos 20 anos. Já das mulheres é após 15 anos.

Quem pode se aposentar com o teto do INSS em 2023?

Diante da forma como o INSS faz o cálculo da aposentadoria, especialistas da área dizem que, para conseguir receber o teto da autarquia, o segurado precisa de mais tempo de contribuição.

Desse modo, os homens que quiserem se aposentar com o teto do INSS precisam de uma contribuição de, no mínimo, 44 anos. Já as mulheres, de 35 anos ou mais.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

FONTE SEU CRESITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade