28 de abril de 2024 04:29

Por uso de máquinas em área particular, Prefeito de Porto Firme (MG) se torna inelegível por 12 anos pelo TJMG

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmaram a decisão de primeira instância e condenou o Prefeito de Porto Firme (MG) no Vale do Piranga, Renato Santana Saraiva, conhecido como Renato Sessete (DEM), a suspensão de seus direitos políticos por 12 anos por improbidade administrativa. O crime envolveu o uso de máquina públicos e servidores do Município para aplainar um campo de futebol em uma área particular pertencente a José Cornélio Lopes para fins eleitorais em 2012, no último ano de seu segundo mandato. Em janeiro de 2022, o prefeito e beneficiado foram condenados na Comarca de Piranga, pela Juíza Tereza Horbatiuk, através de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O prefeito Renato Sessete também foi condenado a pagamento de multa corresponde ao valor investido. Ele ainda tentou um recurso junto ao TJMG na tentativa de encaminhar a decisão junto às instâncias superiores, mas perdeu. O prefeito ainda pode recorrer da sentença que o tornou inelegível ao Tribunal Superior de Justiça. (STJ). Já Cornélio terá que restituir aos cofres públicos o valor investido pela prefeitura na construção e conservação do campo de futebol.

O outro lado

Por outro lado, na ação, os réus acreditam que tal obra não causou qualquer prejuízo ao erário, além de ter sido benéfica aos moradores das redondezas, e por não agirem com dolo, não haveria improbidade a ser reconhecida. A tese foi rechaçada pelo Juíza sob a alegação que mesmo que o campo fosse utilizado pela comunidade isso não justificaria o uso abusivo de recursos públicos em favor de particular.

Foto Capa: Folha da Mata

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade